quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (3)



Se observarmos os bebés percebemos que eles adoptam comportamentos diferentes ao longo do tempo que variam entre o sono profundo, sono leve, sonolento acordado e alerta, alerta mas irritado, choro que parecem ter uma sequência própria quase cíclica.

À medida que o bebé vai crescendo essa definição entre estados vai ser mais longa e mais consistente definindo ao seu bem estar através da capacidade de regulação desses estados.

As capacidades sensoriais do bebé estão bastante mais desenvolvidas do que a sua capacidade motora. Graças às suas capacidades tacteis o bebé vai começar a explorar a mãe/pai com grande interesse. Explora o seu próprio corpo (face- tronco superior- barriga- joelhos- pés). Recorrendo á boca/ mãos também explora os objectos.

O bebé de termo é capaz de ver, ouvir, cheirar saborear e responder a estímulos tacteis e térmicos. As respostas a estes estímulos, são no entanto muito variáveis, tanto em intensidade como em qualidade, e sendo diferente de um bebé para outro, assim como no mesmo bebé nas diferentes horas do dia.
Esta variação da disponibilidade para reagir aos estímulos, tem a ver com o comportamento do bebé.
A organização da motricidade está intimamente ligada à maturação/desenvolvimento do seu sistema nervoso central e à interacção entre sistemas perceptivos, sistemas de acção (movimento e postura) e aos aspectos cognitivos.
Por isso ele não consegue ainda coordenar os movimentos da cabeça, do tronco e dos membros. Além disso o facto de in útero não estar exposto à gravidade e do pouco espaço disponível não favoreceu o desenvolvimento da força muscular necessária a agir num ambiente gravitacional.


Alexandra Oliveira, Fisioterapeuta em Saúde Infantil
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras309 984 508
anaxfonseca@gmail.com

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