sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA (5)

O bebé está programado para dialogar. O toque é diálogo, o bebé fala com e através do corpo. A rotina e as regras transmitem segurança.

A carícia e o aconchego transmitem afecto e segurança, assim estaremos a promover a oportunidade para um bom desenvolvimento do bebé.

Elogie os comportamentos positivos do bebé

Brincar é um comportamento muito frequente em períodos de expansão intensa do conhecimento de si próprio, do mundo físico e social e dos sistemas de comunicação, o que nos pode levar a supor que a actividade lúdica está intimamente relacionada com estas áreas do desenvolvimento.

Através do brincar o bebé experimenta sensações que lhe permitem aprender sobre o ambiente que o rodeia, sobre si próprio e sobre as pessoas que brincam com ele.

Também tem a oportunidade de experimentar as suas capacidades em desenvolvimento, e vai armazenando na memória novos conceitos, estuda causas e efeitos, resolve problemas, constrói um vocabulário, aprende a controlar as suas emoções e adapta os comportamentos e hábitos sociais do seu grupo social.
As brincadeiras e a imaginação são necessárias para aprender quais os seus limites e para se compreendera si próprias como pessoa (Brazelton, 2003).

O bebé começa a brincar ainda dentro do útero materno. Brinca com o cordão umbilical, dá pontapés na barriga da mãe e cada vez que sente o toque da mãe responde a esse estímulo.

No primeiro mês de vida o melhor brinquedo para o bebé são os pais ou quem cuida dele.
O rosto humano tem tudo aquilo que o bebé necessita para promover o seu desenvolvimento.



Alexandra Oliveira, Fisioterapeuta em Saúde Infantil
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras309 984 508
anaxfonseca@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário