quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

LESÕES MUSCULARES (1)



LESÕES MUSCULARES - FISIOPATOLOGIA


Nas actividades desportivas/físicas e na dança os gestos com mudanças bruscas de direcção e/ou velocidade (corrida, deslocamentos laterais, verticais e oblíquos, arranques/travagens, movimentos de rotação, saltos) e os movimentos de grande amplitude realizados com acelerações/travagens rápidas aumentam o risco de lesões musculares.

Os mecanismos desencadeantes das lesões musculares em geral estão normalmente relacionados com 3 tipos de acções:

a) Contusão directa através de mecanismos traumáticos directos (p.ex pancada com o joelho na coxa de um adversário).
a) Estiramentos bruscos e/ou excessivos em contracção;
b) Contracções musculares potentes com o músculo em estiramento.


Os músculos mais frequentemente lesados são os músculos bi-articulares por actuarem em 2 articulações diferentes o que exige processos de coordenação inter e intra-musculares eficientes durante a realização dos gestos desportivos que pode ser influenciado :
1) quer pela fadiga local e neural (processos de controle neuromuscular)
2) quer por limitações funcionais (p.ex encurtamentos adaptativos dos músculos e/ou desequilíbrios entre músculos agonistas/antagonistas)

Exemplos: gémeos, músculos posteriores da coxa (hamstrings ou isquio-tibiais), recto femural

Também poder ser afectados os músculos adutores (região interna da coxa) e abdominais e os músculos do membro superior (embora seja menos frequente) como o bicípite braquial, tricípite, grande peitoral.


Factores predisponentes das lesões musculares

a) Encurtamentos adaptativos como alterações do ratio flexibilidade/força desses músculos;

b) Desequilíbrios musculares entre músculos com acções opostas

c) Situações de grande fadiga (local e geral). fadiga mental e neural

d) Condição física de base inadequada e preparação prévia (vulgar aquecimento) insuficiente;

e) Lesão muscular anterior no mesmo local

f) Patologia sistémica à distância (ex. focos infecciosos à distância como é o caso de uma cárie dentária ou amigdalite, perturbam o sistema imunitário de defesa).

Atletas de maior risco:

Sprinters, saltadores, barreiristas, lançadores, futebolistas, jogadores de rugby, tenistas, basquetebolistas, voleibolistas, andebolistas, Luta e desportos de contacto, actividades radicais,

Raul Oliveira, Fisioterapeuta,
Equilibri_us Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 / 917231718
Faculdade de Motricidade Humana

14 comentários:

  1. boa noite Raul ha +ou- 6 semanas jogando futebol tive um estiramento na parte da frente da coxa a dor persistiu ate o outro dia mas logo desapareceu fiquei duas semanas de repouso tomei anti-inflamatório e voltei a jogar quando terminou o jogo senti um desconforto no local, na outra semana joguei e senti uma dor maior do que aquele desconforto e no outro dia apareceu uma pequena elevação sem nenhuma mancha apenas essa elevação meia rígida que se movimenta conforme o movimento feito pela perna e ate o momento ainda não desapareceu.Oque devo fazer?

    ResponderEliminar
  2. Deve consultar um médico ou um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas e/ou traumáticas e fazer uma ecografia/ultrassonografia. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Sofri um acidente de moto e bati o joelho faz uns 15 dias fui ao médico m mandou colocar gelo q n houve fratura, mas na parte interna esta dormente e onde esta com dormência tem um inchaço mto fofo isso é grave ou com o tempo irá passar?

    ResponderEliminar
  4. Aguardo respostas Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Anónimo2/3/15 15:41

    Oi eu levei uma queda de moto edepois começo a minha perna ficar roxa ai coloquei gelo foi sumindo duia muito ai depois apareceu o caroço eai oq pode ser

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa note: deve ter feito uma hematoma pós traumatismo/contusão muscular. Deve seguir os conselhos que deixei neste blog sobre o que fazer nestes casos. Boa recuperação.
      Raul Oliveira

      Eliminar
    2. Boa noite Raul oliveira. Sexta feira passa minha filha de 4 anos caiu e bateu. O peito. Em um carrinho de supermercado no hora ficou vermelho. Mais depois não apareceu nada. So q toda fez q ela chora ela senti for no peito. Já levei no pediatra e ela receitou paracetamol..so q ela continua. Sentindo dor..o q devo fazer?

      Eliminar
    3. Bom dia
      Pode ter sido apenas uma contusão/traumátismo que deixa dor no local por alguns dias em função da intensidade do mesmo e que entretaneto já tenha passado. Em caso de dúvida fale novamente com o médico da sua filha. Raul Oliveira

      Eliminar
  6. Olá, boa noite! Tive um acidente grave de moto e minha nadega direita está com uma parte flácida, como se estivesse cok algum líquido dentro.. Foi devido ao impacto q sofri ao cair no chão. Há tbm uma mancha, e de tempos em tempos incha,e às vezes volta ao normal, mas sempre flácido. O que pode ser? Obrigado Raul

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: pode ter feito uma hematoma/edema pós-contusão que não terá sido reabsorvido. Sugiro fazer ecografia/ultrassonografia e consultar um médico. Boa recuperação. Raul Oliveira

      Eliminar
  7. pedalando ja uns 25 km fui assaltada na estrada, pedalei forte p correr dos bandidos quase 1km mas um me empurrou e cai, depois do susto começou a doer a fui no hospital o ortopedista disse q não quebrei nada a era colocar gelo e tomar flexagim. a coxa inteira ficou roxa e fiquei mancando, no outro dia descansei a a tarde fui trabalhar e pelo a li agora 1 mês q se passou tinha q ter feito a RICE e nao fiz nada disso so um gelo no 1 dia. 1 semana depois corri 5km e percebi q depois endureceu umas partes da coxa e fez um caroço e essas partes doem muito qdo apalpa mas consigo caminhar normalmente.. disseram q rompeu o musculo por isso fica assim uns 60 dias e as partes duras nao volta mais, esse caroço qdo tiro foto fica bem visivel e as pessoal perguntam o q houve...o q faço? posso voltar a pedalar correr mesmo assim?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: pode ter feito uma hematoma/edema pós-contusão que não terá sido reabsorvido e terá mesmo "enquistado" (caroço). Sugiro fazer ecografia/ultrassonografia e consultar um médico. Boa recuperação. Raul Oliveira

      Eliminar
  8. Boa noite Raul, à uns 45 dias deixei um portão cair em cima do meu tendão de aquiles, fui em um posto de saúde, bateram raio x e não aconteceu nada com o osso. Tomei ant-flamatorio porém o músculo daquela região está muito duro. Estou usando uma tala imobilizadora. O que devo fazer? Obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  9. Oi Raul, boa noite! Há 5 meses tive um acidente de moto, ao cair bati meu joelho na calçada que resultou em um corte extenso, mas não chegou a fraturar. Ao cair também bati minha perna, do joelho pra baixo ficou tudo adormecido e formou uma mancha escura . A minha preocupação é que já se passaram 5 meses e ainda sinto dor no local do corte e na perna, que ainda se encontra com sensibilidade reduzida até uns 25 cm pra baixo do joelho. É normal ainda estar assim depois de 5 meses?

    ResponderEliminar