terça-feira, 20 de janeiro de 2009

LESÕES MUSCULARES (11)

LESÕES MUSCULARES - INTERVENÇÃO nas FASES AGUDAS

Os primeiros cuidados após lesões musculares são fundamentais para minimizar as complicações e permitir uma recuperação mais natural e funcional.

Na fase aguda, imediatamente após a lesão os objectivos terapêuticos passam por :
a) Controlar a resposta inflamatória;
b) Melhorar a nutrição tecidular
c) Promover a drenagem das substâncias indesejadas
d) Reduzir a dor e o edema/hematoma locais.

O atleta ou sujeito que sofreu uma lesão muscular deve consultar um fisioterapeuta ou um médico com experiência em lesões musculares (normalmente profissionais ligados ao desporto) e realizar de imediato um conjunto de procedimentos terapêuticos que são descritos de uma forma sucinta pelas iniciais inglesas PRICE.

Precocidade - Precocidade nos primeiros Cuidados - Quanto mais precoce e adequados forem os primeiros cuidados após a lesão menos grave será a lesão, o risco de complicações é minimizado e a recuperação funcional será mais rápida e eficiente.

Repouso selectivo do músculo afectado - pode ser conseguido através de ligaduras funcionais como são alguns exemplos as imagens que se seguem.

Ice - Frio ou gelo local (Ice) (10 a 20 min de 2 em 2 horas nos primeiros 2 dias) - pretende-se provocar uma vasoconstrição dos vasos/capilares da zona lesada para minimizar o aparecimento do hematoma/edema
Compressão selectiva da zona lesada: também se obtém este efeito a partir das ligaduras funcionais, procurando que a resposta inflamatória se alastre para regiões vizinhas.

Elevação do membro - minimizar os gradientes de pressão facilitando o retorno venoso e linfático.

Exemplo de uma ligadura funcional (em construção) para uma lesão na transição músculo-tendinosa do gémeo interno de uma tenista.


Exemplo de uma ligadura funcional (em construção) para uma lesão dos músculos posteriores da coxa (1/3 médio do semi-tendinoso) de um jogador de futebol


Nesta fase deve-se ainda evitar:
Calor local bem como qualquer forma de massagem (elementos vasodilatadores agravam a reacção inflamatória) e actividade excessiva sobre o músculo lesado. Também é contra-indicado a ingestão de bebidas alcoólicas (potente vasodilatador).

Estes cuidados criam as melhores condições para se iniciar o processo de reparação/remodelação das fibras lesadas, onde o movimento protegido/função precoce serão importantes.


Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 / 917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário