quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

LESÕES MUSCULARES (2)

LESÃO MUSCULAR - INCAPACIDADE FUNCIONAL IMEDIATA
LESÃO MUSCULAR - EDEMA E HEMATOMAS LOCAIS



LESÕES MUSCULARES - SINAIS E SINTOMAS

O quadro clínico de sinais e sintomas varia consoante a gravidade e extensão da lesão bem como o músculo lesado e o local (ventre muscular, transição músculo-tendinosa, porção articular, etc.)

Normalmente a instalação da dor aguda tipo “picada ou facada” tem um início súbito e geralmente é bem localizada. Nas lesões dos gémeos o atleta descreve a sensação que de ter levado um "tiro" ou uma "pedrada" (ver pos de 29 de Dez/2008).

A DOR APARECE e/ou AGRAVA com:
• Movimentos resistidos solicitando o músculo afectado (+ + +)
Estiramento do músculo afectado (+ ++)
• Movimentos livres sem resistências externas (+)
• Actividades funcionais/desportivas (+ a +++)
• Palpação local (++)

Quanto maior for a extensão dessa lesão inicial maior será a incapacidade funcional resultante e como são mais frequentes as lesões de músculos do membro inferior a marcha normal pode estar condicionada (p.ex a lesão dos gémeos pode dar uma incapacidade para fazer a fase de propulsão na marcha e o atleta anda com o pé de lado ou com o calcanhar levantado).

O edema e hematoma locais também variam consoante a gravidade da lesão inicial e podem demorar até 2 dias a aparecerem, sobretudo no caso de lesão de um músculo mais profundo. Os hematomas podem ser intermusculares (espalham-se por uma área maior e são mais facilmente tratados/reabsorvidos) ou intramusculares (concentram-se no interior do músculo e são de mais difícil resolução podendo dar complicações se não forem convenientemente tratados). Nestes casos há riscos de síndromes compartimentais (uma possível complicação precoce de uma lesão muscular extensa com hematoma intramuscular).

Nos casos mais graves pode ser visível e/ou palpável uma deformação nos contornos musculares.

Este quadro clínico descreve os principais sinais e sintomas de uma lesão major.
Por vezes o atleta já sente alguns sintomas minor mais ou menos localizados que ignora ou que pensa que é apenas cansaço local ou uma contractura. Nestes casos pode ser um indicador de uma pequena lesão que depois se agrava.


Raul Oliveira, Fisioterapeuta,
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 / 917231718
raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

397 comentários:

  1. A 3 dias sofri um pequeno acidente de moto, acertei um caminhão a 80 km/h, por sorte não foi tão grave a ponto de cair mais a colisão foi resumida a um tombo muito forte no braço esquerdo. Inicialmente a dor foi intensa mais não insuportável, fez um caroço no lugar mais não houve sangramento, coloquei gelo e o caroço se disfez, no dia senguinte meu braço começou a ficar roxo por baixo no ponto inferior a pancada e foi se estendendo até pegar toda a região do bicepes. Doi um pouco no lugar da pancada, esta "macio", um pouco dormente e a pele esta meio amarelada, mais não doi na area roxeada, não sinto anormalidades no movimento do braço, nem formigamento e não esta frio, mais estou com medo por que parece ser anormal. pode me dar uma luz? agradeço com antecedência.

    ResponderEliminar
  2. Pelo que descreve deve ter feito uma lesão muscular por contusão traumática da qual resultou um hematoma que parece estar em reabsorção. Se consegue fazer os movimentos sem queixas, mesmo contra resistências externas (movimentos resistidos) e fazer estiramento desses músculos sem queixas e/ou limitações a situação está em resolução e não deve ter feito nada de especialmente grave. O dormente (hipostesis ou eventualmente parestesias) pode-se dever a uma compressão transitória e normalmente benigna de um nervo por parte do hematoma/derrame. Por vezes os nervos atravessam os músculos e são sensiveis a hematomas locais. Essa situação deve ser transitória e se não há perda de força em princípio passará com a reabsorção total do hematoma. Apareço sempre.
    Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  3. Há mais de um ano, levei um tombo na escada e caí de bunda. Doeu bastante e formou um grande hematoma, de cor roxa bem escura, no meio das nádegas. Não fui ao médico, nem passei nada no local. Algumas semanas depois, a coloração sumiu, mas deixou um 'amasso' nas minhas nádegas. Comentei o ocorrido com o dermatologista, algum tempo depois, e ele me auxiliou esperar, que o formato das nádegas voltaria sozinho. Mas passou mais de um ano e nada. Que médico devo procurar? Será que ainda há solução?
    Att,
    Luísa

    ResponderEliminar
  4. Bom dia Luisa: sugiro procurar o apoio de um médico ortopedista/traumatologista e mesmo sendo a sequela de um traumatismo antigo poderá fazer uma ecografia ou Ressonância Magnética de acordo com o exame clinico e com os sintomas que tiver. Só depois de um diagnóstico correcto se pode dizer se haverá solução. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Olá Luisa: pelo que descreve pode ter feito um hematoma resultante da contusão/pancada provocada pela queda e que nunca chegou a ser reabsorvido. No entanto sugiro procurar o diagnóstico e a orientação de um médico ortopedista com experiência em traumatologia. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  6. estou com um hematoma enorme na coxa devido a um acidente de moto. ja faz 120 dias esta roxo dolorido e agora esta formando uns carocinhos como feijoes doloridos dentro do hematoma. ja fui no ortopedista ele disse que esta reabsorvendo que pegou regiao de tendao por isso a demora. o que voce me diz?

    ResponderEliminar
  7. Bom dia. Pelo que descreve deve ser mesmo um hematoma pós-contusão e que passados 4 meses ainda não está reabsorvido. Sugiro fazer um Rx e uma ecografia para perceber o estadio do hematoma e se existem calcificações (miosite calcificante) que entretanto se formaram. Já passou muito tempo e o que relata pode ser uma complicação de um hematoma não totalmente reabsorvido. Depois com um diagnóstico definitivo deve procurar orientação médica adequada. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  8. meu pai teve uma dor na coxa, de repente apareceu um hematoma enorme atrás do joelho e veias mais roxas, o que pode ser??? to muito preocupada... acabou de ocorrer...

    ResponderEliminar
  9. Bom dia. As informações que dá são muito escassas para se poder ter uma ideia do que é. As lesões musculares acontecem normalmente durante a realização de um exercício ou esforço e os problemas vasculares têm sinais e sintomas particulares. Deve consultar um médico, que após um exame clinico e a realização de eventuais exames complementares, poderá fazer um diagnóstico mais preciso e orientar a terapêutica adequada. Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  10. Bom dia! À duas semanas joguei futebol e no inicio do jogo tentei fazer um sprint e deu-me uma dor muito forte no gémeo direito, pensei que me tivessem tocado mas não, pareceu que foi um choque. Nesse dia já não consegui andar, mas pus gelo e no dia seguinte já andava. Quando ando, subo escadas ou desço não tenho qualquer dor, mas já tentei correr e parece que ainda anda cá, o que pode ser?

    ResponderEliminar
  11. Bom dia: pelo que conta pode ter feito uma lesão muscular minor no gémeo, já que apenas teve uma incapacidade funcional apenas nas primeiras 24 h. No entanto aconselho ainda não correr, sobretudo a fazer velocidade e mudanças bruscas de direcção, pois o risco de fazer uma lesão maior e mais grave na mesma região é elevado nas 2 semanas a seguir a esse episódio. Deve deixar passar mais algum tempo, fazer alguns exercícios de alongamento suave sem dor e depois recomeçar gradualmente. Se tiver dúvidas procire a orientação de um fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Até breve. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  12. Boa noite Raul.Meu caso é o seguinte, eu cai da escada e tive uma contusão na coxa e estou com um grande hematoma roxo(quase preto) na parte externa da coxa próximo ao glúteo, só que ao centro desse hematoma roxo tem uma mancha avermelhada. e tem uns 3 dias desde a queda. e estou preocupada, sera que é algo grave? ou é normal?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite eu mi chamo Sandra : ha mais o menos uns 4 anos eu sofri um acidente de moto ,minha coxa(FEMUO)bateu no gidon e fez um hematoma muito roxo , eu não mi emportei não passei nada uns 6 meses depois percebi um caroco no local fui ao ortopedista ele falou que não era grave ,que era apenas uma lesão pedrificada e com tempo sumiria ,mas ja tem 4 anos e não sumiu ,e as vezes mi encomoda fca dolorido ,fiz ate uma utrasonografia e o medico desse que não é grave mas fico preoculpada o que faco?

      Eliminar
  13. Bom dia: após uma contusão é natural que haja um hematoma nos primeiros dias que no seu caso por ser uma área grande pode demorar alguns dias a reabsorver. Se conseguir andar normalmente, fazer os movimentos normais com a anca sem dor e não apresentar limitações dos movimentos não deverá ser nada de grave. Também se deve nos primeiros 3/4 dias seguir a terapia RICE: R - repouso das estruturas - Evitar andar e estar muito tempo em pé; I - Ice/Frio local durante 10/15 min ´várias vezes ao dia; C - Compressão com coxa elástica embora seja dificil ser eficaz nessa região se for muito alta; E - Elevação - menos importante nessa região porque não é uma zona distal. Se o hematoma persistir deve procurar o apoio de um médico ou FT e pode ser útil uma ecografia/ultrasonografia. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  14. Obrigado Raul, estava muito preocupada. Vou seguir direitinho o que você disse. Muito obrigado pela atenção, tenha um ótimo final de semana e adorei seu blog.

    ResponderEliminar
  15. Prezado: Joguei futebol no sabado e senti logo no comeco (sou sedentario e um pouco obeso - 48 anos) uma fisgada no posterior da coxa esquerda. Apos a dor inicial comecou a doer ate em repouso. Fiz gelo por 2 horas quando cheguei em casa (3 horas apos o ocorrido) e comecei a tomar diclofenaco. No domingo a dor diminuiu porem havia grande limitacao de movimentos e andava mancando. Hoje, 3feira a noite, quando fui ao banheiro e tirei a calca jeans notei um hematoma enorme uns 10 cm abaixo do suposto local da lesao e edema em joelho, Sinto uma leve dor, pressao devido a lesao (nao creio ter sindrome compartimental). O que me assusta é o hematoma. Imenso! Parece uma bola de volei bem roxo. Até a meia pressionando levemente o tornozelo mostra um pequeno edema, porem sem hematoma neste local (o hematoma se restringe a parte inferior do musculo posterior da coxa e joelho (tambem parte inferior). O que faço? Estou preocupado? COntinuo com diclofenaco? Muito agradecido antecipadamente pela atencao. Sergio

    ResponderEliminar
  16. Bom dia: pelo que descreve deve ter feito uma lesão muscular importante num dos músculos posteriores da coxa (são músculos biarticulares e dos mais afectados no jogador de futebol). O hematoma sugere uma lesão parcial de fibras musculares e o seu caso parece enquadrar-se pelo menos numa rotura parcial de um dos músculos. Nas primeiras 48/72 h deve seguir a terapia RICE (Repouso selectivo do músculo, Frio ou gelo por 10/15 min mas várias vezez ao dia ou em cada 2/3 horas, Compressão através de uma coxa elástica ou uma ligadura colocada por um Fisioterapeuta e elevação). Aconselho a orientação de um Fisioterapeuta pois a reparação pós-lesão muscular deve ser cuidada e deve respeitar um conjunto de cuidados. Este tipo de lesões pode levar entre 6 a 8 semanas até regressar ao futebol e se voltar muito precocemente e/ou não houver um processo de recuperação o risco de recidiva é dos mais elevados entre as lesões musculares. Há estudos que apontam para recidiavs em 30% dos casos. Pode ser útil fazer uma ecografia/ultrasonogarfia quando o edema/hematoma tiver reabsorvido. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  17. Boa noite Raul.
    Há seis meses fui vítima de acidente de moto, caí e arrastei meu bumbum no chão, a apancada foi forte saiu toda pele. Formou-se um hematoma enorme em quase toda parte da nádega esquerda e apesar de ter diminuido, o hematoma ainda existe e doi de forma discreta mas persistente, estou preocupada, é normal passar tanto tempo para sarar? Incialmete fiz bastante compressa fria apos um mês passei a fazer quente e atualmente uso pomada "hidrudoid para hematomas, inflamação e varizes sempre com indicação médica e a neocoflan gel mas não há melhora, o que devo fazer? quais são as possiveis complicações?

    ResponderEliminar
  18. Bom dia: peo que descreve sofreu uma contusão muscular muito forte com laceração da pele do qual resultou um hematoma extenso e talvez profundo. Passados 6 meses os sintomas que refere podem estar relacionados com sequelas desse hematoma, por vezes ainda não totalmente reabsorvido ou com a formação de alguma fibrose na zona mais afectada. Pode ser útil fazer uma ecografia ou ultrasonografia para esclarecer essa situação e sugiro fazer exercícios de alongamentos regulares na região afectada respeitando a dor. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  19. Olá.Tive uma lesão, que após 4 dias revelou um hematoma.Gostaria de saber se o gelo ainda é útil nessa fase?Agradeço desde já

    ResponderEliminar
  20. Boa tarde: o gelo/frio coloca-se nas primeiras 48/72 horas.Por vezes, se ainda houver sinais inflamatórios (calor, rubor, dor) poderá ainda fazer frio por mais 1/2 dias. Além do frio deve proteger o músculo e colocá-lo em repouso bem como fazer uma contensão/compressão e procurar a orientação de um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  21. Bom dia, joguei futebol federado até aos 30 anos e sempre tive muitos problemas musculares, principalmente, nos gémeos. Actualmente, com 40 anos, continuo a jogar futebol numa equipa de veteranos 1x por semana. Passado cerca de 15 min. de jogo, os meus gémeos contraem como pedras (sensação quase idêntica às caibras)até que se jogo muito mais tempo ou faço uma "espécie de sprint", sinto uma picada no musculo. Haverá lesões mal curadas (fibroses ?) de tempos anteriores que provoquem esta situação? O que se pode fazer para tratar / prevenir / minimizar estes sintomas? Grato pela sua atenção. JR

    ResponderEliminar
  22. Bom dia JR: sim podem ser queixas relacionadas com sequelas de lesões anteriores mal resolvidas. Sugiro fazer uma ecografia/ultrassonoagrafia e consultar um fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas, pois um programa de reabilitação bem orientado pode ajudá-lo a ultrapassar essa situação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  23. Boa tarde, sofri uma pancada na perna próximo ao tornozelo direito (estava sntada na cama com a perna para baixo da cama e como tinha muita gente sentada a lateral da cama quebrou e pedou na minha perna) no instante da pancada ficou um aprofundamento na redião com edema o hematoma se instalou até o calcanhar e ficou uma área endurecida e muito dolorida, ja se passaram quase dois meses o hematoma sumiu mais o aprofundamento e a região endurecida continua e muito dolorida, e sinto dor ao caminhar ou quando fico muito tempo em pé, gostaria de saber se isso é normal......
    Agradeço a atenção!

    ResponderEliminar
  24. Boa noite: pelo que descreve pode ter feito um contusão óssea para além da contusão das partes moles que originaram o edema e hematoma. Se ainda continua com sintomas aconselho a procurar um médico e pode ser necessáriofazer exames (Rx ou TAC) de acordo com o que o exame clinico que for feito por esse médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  25. Boa noite,

    Sofri uma queda e bati com o joelho num chão de concreto irregular, criou um grande edema em cima da patela e vários cortes e esfolados, todavia não tive nenhuma restrição de movimento, apôs 5 dias a perna na altura da canela está avermelhada e quente será um problema circulatório? Um detalhe importante é que há 20 anos atrás sofri uma ruptura do tendão patelar dessa perna.

    ResponderEliminar
  26. Bom dia: é dificil dizer o que será com os elementos que dá. Pelo que descreve sofreu uma traumatismo direto e agora parece ter alguns sinais inflamatórios ("avermelhada e quente"). deve procurar consultar o seu médico para uma observação clinica e em caso de dúvida pedir exames complementares. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  27. Raul, bom dia. Complementando o meu post de Feb 22, 2012 04:45 PM, acabei de vir do médico e aproveito para dar um feedback, trata-se realmente de uma infecção, no caso "Erisipela" causada por Steptococcus, o tratamento será feito com antibióticos.
    Obrigado pela atenção. Rogério Flores

    ResponderEliminar
  28. Há dois meses, levei um tombo na escada e caí de bunda. Doeu bastante e formou um grande hematoma, de cor roxa bem escura, no meio das nádegas. Não fui ao médico, nem passei nada no local de imediato , mas depois de uns dias que vi que minha nádega ficou literalmente amassada começei a passar um antiflamatório e por bolsa de água quente mas não tem resolvido .Pois continua um pouco roxo e fiquei com um "amasso " nas nádegas.Seria melhor por o gelo ao invés da bolsa quente.....? Teria cortado o musculo?

    ResponderEliminar
  29. Há dois meses, levei um tombo na escada e caí de bunda. Doeu bastante e formou um grande hematoma, de cor roxa bem escura, no meio das nádegas. Não fui ao médico, nem passei nada no local de imediato , mas depois de uns dias que vi que minha nádega ficou literalmente amassada começei a passar um antiflamatório e por bolsa de água quente mas não tem resolvido .Pois continua um pouco roxo e fiquei com um "amasso " nas nádegas.Seria melhor por o gelo ao invés da bolsa quente.....? Teria cortado o musculo?

    ResponderEliminar
  30. Bom dia. Deve ter feito uma contusão muscular de que resultou um henatoma/equimose que ainda estará em reabsorção. Numa fase inicial pós-contusão está indicado o frio mas mais tarde é normal fazer-se calor para activar a circulação. Contudo sugiro fazer uma ultrasonografoa e ser observada por um médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  31. Boa noite a 2 semanas levei um tompo e bati com o joelho no piso, na hora doeu muito mas agora o local estar dormente, é normal?

    ResponderEliminar
  32. Boa noite: os dados que nos dá são insuficientes para poder dizer algo de concreto. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  33. Anónimo3/6/12 05:50

    Eu cai de bunda numa escada fazem duas semanas já, na hora ficou um inchaço enorme, e no dia seguinte estava muito roxo e dolorido, eu estou usando pomada para manchas roxas já fazem mais de dez dias , e diminuiu muito o hematoma, mas agora está um caroço enorme e duro, acho que se chama edema. Quero saber se com pomada e gelo o caroço vai sair tbm??? Está horrível, estou com muito medo..... me ajudem por favor!

    ResponderEliminar
  34. Bom dia: pelo que descreve sofreu uma contusão muscular com hematoma intramuscular local acentuado. O "caroço" de que fala pode ser uma sequela/complicação do hematoma que por vezes ocorre. Sugiro fazer uma ultrassonografia da região e ser obervado(a) por um médico, para uma melhor orientação terapêutica. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  35. Anónimo7/6/12 03:30

    Huuumm ok!! Obrigada pela resposta!!!
    Mas isso que você se refere sai como, só com cirurgia??? :S

    ResponderEliminar
  36. Muito bom dia. No dia ontem tive a jogar futebol. Numa rotação com inicio de arranque senti um choque no gemeo direito ( a sensação foi a de como se tivesse levado um chuto) fiz gelo e ando a meter uma pomada anti-inflamatório. Hoje, ou seja no dia seguinte, tenho imensas dores e não consigo colocar o calcanhar no chão. Que me aconselha?

    ResponderEliminar
  37. Bom dia: pelo que descreve poder ter sofrido uma lesão muscular do gémeo interno (o mais frequente). Sugiro manter o Gelo/frio local, colocar uma meia elástica e andar com o apoio de 2 canadianas se tem dor na marcha e/ou usar um apoio no calcanhar para o levantar e "encurtar" os gémeos/tendão de Aquiles. Objectivo dar repouso á estrutura. Deve consultar um Fisioyerapeuta ou um médico com experiencia em lesões desportivas, pois deve ser feitoum diagnóstico correcto para se orientar o tratamento adequado. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  38. resposta ao leitor que sofreu contusão com hematoma: ainda será cedo para se saber se o hematoma será reabosrvido naturalmente ou se é necessário alguma intervenção. os resultados da ultrassonografia e mais algum tempo poderão ajudar a decidir o que fazer. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  39. Boa noite! Levei uns tiros de paintball na coxa há uns 4 meses. Ficou muito roxo na época, a mancha clareou mas nunca desapareceu de vez e ainda é dolorido no lugar. Que especialista devo procurar?
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  40. Bom dia: Sugiro fazer uma ultrassonografia/ecografia dss partes moles e ser observada por um m+edico com experiência em traumatologia. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  41. Lucas G. Sperandio29/6/12 19:29

    Boa tarde, fiz a reconstrução do LCA esquerdo tive varios hematomas ao redor do joelho, e depois de 5 dias começou a aparecer uma vermelhidao na panturrilha que doia, depois de alguns dias a vermelhidão piorou junto com a dor, após 13 dias o vermelho começou a diminuir porém a dor persistia, agora nao consigo movimentar o musculo gastrocnemico, a dor é bem intensa quando tento movimentar, quando parado não sinto dor alguma, fiz ultrassonografia e descartou a possibilidade de trombose venosa profunda, e percebeu um hematoma na fascia profunda do musculo gastrocnêmico. Gostaria de saber em média qual o tempo de reabsorçao total do hematoma e quanto tempo para que a dor desapareça?
    Queria saber ainda, o que eu posso fazer para ajudar nessa reabsorção como gelo ou hirudoide?
    Obrigado

    ResponderEliminar
  42. Boa noite: a reabosrção do hematoma depende de vários factores e pode levar algumas semanas. Está indicado fazer exercício/movimentos activos, usar uma meia elástica e eventualmente fazer algum tratamento de Fisioterapia local. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  43. Olá, tive uma pancada muito forte na coxa direita, formou ematoma, porém depois que voltou ao normal fiquei com uma "bolha" sobre o musculo, parece algum tipo de liquido. Não tenho dor, mas parece que estou com um pequeno "buraco" no local onde tive a pancada, consigo sentir isso tateando a minha coxa.. Esse liquido deve ser drenado? att Ricardo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite. Pelo que descreve deve ter feito uma hematoma intramuscular após a contusão. A nao ser que haja um pressão anormal sobre as estruturas nervosas (sindrome compartimental) ou seja de uma extensão muito grande, a punção ou a drenagem do líquido/sangue não é habitual fazer-se. Aconselho a fazer uma ultrassonogarfia e procurar o conselho de um médico. Nas fases agudas está aconselhado a fazer frio, compressãoe repouso (Rice Therapy). Boa recuperação. Raul Oliveira

      Eliminar
  44. Boa noite, fui levantar da cama e ao forçar o pé direito ele deu estalou alto na parte do calcanhar e está doendo muito, o que faço.

    ResponderEliminar
  45. Boa noite Lucy: é dificil dizer algo de concreto e credivel com o que descreve. Se tem dificuldde em fazer movimentos do pé e não consegue pisar (colocar carga sobre o pé quando anda)deve fzer um Rx e ser vista por um médico. Por outro lado por vezes esse estalo pode ser benigno e não ser nada de importante. tudo depende da evolução dos sintomas e da incapacidade funcional que possa sentir. Espero que possa ser algo de simples e de recuperação natural e rápida. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  46. Olá Raul, Ano passodo eu sofri um assidente de moto, veio um carro e me pegou de lado, eu voei longe e acabei caindo na calçada, e por causa da pancada eu fraturei a perna esquerda, fiquei quase dois meses com tala, e quando tirei a tala minha perna estava toda enchadan e com alguns machucados e a região do lado direido da batata da pena ficou muito roxo, ainda sinto algumas dores na perna,mas oque mais esta me preocupando é o roxo da batata da perna que n sumiu até hj, e esta meio marrom e quando eu aperto eu sinto um carocinho, gostaria muito de sabe oque é isso, se é grave se essa mancha marrom vai desaparecer, ficaria muito grata se me respondece ..Obrigada: Scarlete Ferreira

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Scarlete: deverá fazer uma ultrasonografia das partes moles dessa zona para confirmar a possibilidade de ser as sequelas de um hematoma pós-traumático que não terá sido totalmente reabsorvido. Depois do exmame deverá ser orientada por um médico traumatologista/ortopedista. Raul Oliveira

      Eliminar
  47. Boas, à cerca de 3 meses num treino de corrida footing (de alguém sedentário e com excesso de peso) senti uma dor/picada que na altura não foi impeditiva de continuar. A dor foi-se agravando de forma a que fui a coxear para casa. Fiz gelo durante 1 semana sempre com dores e dificuldade a andar, na 2º semana tentei correr com sucesso mas com sensação de voltar a dor. Continuo a por pomadas frias e a correr sem forçar mas, após 40' sinto os gemeos rijos e a mesma sensação de dor...
    (Já exprimentei várias sapatilhas, diferentes pisos...)
    O que me aconselha? Será que resulta uma ligadura elástica de compressão? Frio ou quente?
    Cump e Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. boa noite: pelo que descreve deve ter feito uma lesão muscular que pode ter deixado alguma sequela/fibrose local e dai os sintomas que descreve. Deve evitar os movimentos bruscos, de elevada velocidade e não fazer desporto/esforços fisicos sem um aquecimento prévio. Pode usar uma perneira elástica para dar uma contensão e fazer exercícios de alongamento. Se persistirem esses sintomas sugiro fazer uma ultrasonografia e procurar a orientação de Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Raul Oliveira

      Eliminar
  48. Obrigado Raul, já testei a perneira e resulta perfeitamente.
    Quanto a um fisioterapeuta desportivo recomenda-me algum? Zona de Algés/Carnaxide

    ResponderEliminar
  49. Bom dia: posso dar-lhe o contacto de um Fisioterapeuta especialista em lesões desportivas na zona de Belém (envie-me um e-mail para raulov@netcabo.pt)

    ResponderEliminar
  50. bom dia gostaria de saber quanto tempo uma mancha roxa fica,pois sofri um acidente de moto e estou com o braço roxo.obrigada

    ResponderEliminar
  51. Bom dia: pode ter feito uma hematoma por contusão traumática de tecidos moles. Estes hematomas, de acordo com a sua extensão, localização e gravidade da lesão inicial podem ser reabsorvidos entre 4/5 dias nos casos mais ligeiros ou 2/3 semanas em casos mais graves. Se não for sendo reabsorvido. Sugiro falar com o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  52. Bom dia,
    Raul, tem uns quatro meses que cai de uma escada e machuquei aperna esquerda próximo ao tornozelo.Ficou roxa e dolorida,na época fiz compressa de gelo,mas o local continua até hoje escuro e duro,e no mês passado no período da minha regra meu tornozelo começou a inchar,fui no traumatologista bati raio x e nada.O médico receitou tomar 7 dias de cefalexina,terminei sexta feira passada,e na quinta dia 20/09 quando minha regra veio,voltou a inchar meu tornozelo e não me sentia muito bem acho que estava sentindo febre interna,sente dor de cabeça e um cansaço sem explicação.E ontem percebi minha perna quente e vermelha no local da pancada que continua escura.

    ResponderEliminar
  53. Boa noite: se a perna está quente, vermelhe e tem dores isso significa que poderá ter provavelmente uma inflamação. Esses são os sinais cardinais da inflamação pelo que deve consultar o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  54. olá Raul,meu merido bateu a coxa próximo a nadega,depois de um tempo foi criando um caroço duro roxo avermelhado , ele sente muita dor anda mancando,e sempre tem febre e ao mesmo tempo soua muito.Levei ele no médico mas dizem que não é nada grave e passaram pomada o que eu faço? ele está sofrendo.

    ResponderEliminar
  55. Boa tarde: pode ter feito uma hematoma pós contusão/traumatismo que não reabsorveu totalmente. A questão da febre e que é algo que precisa de ser apurado, pois não é comum um traumatismo local dar um hematoma que origina febre. Se tem dificuldades na marcha por dores, febre persistente deve fazer análises para eliminar alguma inflamação ou infecção ainda não diagnosticada. Deve consultar o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  56. Boas, Procurava saber mais sobre hematomas e deparei-me com este blog na internet. O meu caso é o seguinte, num jogo de basket, caí e fiz um grande hematoma na zona da articulação coxo-femural, mais precisamente na parte exterior da coxa. Coloquei pouco gelo no momento :/....o roxo passou com os dias...mas ficou um caroço duro na zona, e já passou 1 ano....nao liguei muito porque pensei que pudesse ser algo que se reabsorve-se..mas ate agora nao. E quando lhe mexo...no dia a seguir parece que levei uma pancada no mesmo sitio...fica a doer o musculo. Será fibrose?? Poderá ser o que? Aguardo sua resposta, muito obrigada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: poderá ser uma fibrose ou uma pequena calcificação que ficou como sequela de um hematoma não totalmente reabsorvido/resolvido. Com este tempo de evolução é difícil dizer algo mais, mas uma ecografia poderá ajudar a confirmar esta suspeitas. Raul Oliveira

      Eliminar
  57. Bom dia, no dia 8 de setembro sofri um acidente leve de moto em velocidade super baixa, caindo de frete e sobre o braço esquerdo para cima, tanto que arranhei o cotovelo. A principio não pareceu ser nada grave e além de alguns hematomas que já curaram, uma pequena dor como um "mal jeito" no braço esquerdo. Porém, no dia seguinte eu não conseguia mover o braço pois a dor era horrível, como um torcicolo muito forte. Fui ao médico que me receitou Alginac 1.000, uso de tipoia e repouso de duas semanas. Fiz raio-x e não havia nada quebrado.

    Porém, após duas semanas a dor melhorou mas não totalmente. Mesmo assim, voltei a trabalhar evitando pegar pesos e praticamente usando só o outro braço e os sintomas iam diminuindo muito lentamente. Porém, na semana passada, fui puxar a cordinha do ônibus e tive uma dor MUITO forte e meu quadro regrediu muito, chegando a voltar a usar a tipoia a maior parte do dia para diminuir a dor.

    Estou preocupada porque, aparentemente não parece nada sério, não apresento hematomas e nada de machucados aparentes. Mas a recuperação está MUITO demorada e tende a regredir se tento levar vida normal.

    Pelo que pesquisei, acho que devo pedir uma ecografia a um traumatologista. Isso resolverá o problema? E quanto tempo é o normal para uma lesão desse tipo melhorar?

    ResponderEliminar
  58. Boa noite: concordo em procurar a orientação de um traumotologista com experiência no ombro e fazer uma ecografia ou mesmo um Ressonância magnética pois pelo que descreve poderá ter feito uma rotura de algum tendão ou outra lesão estrutural. No entanto o exame clínico feito por um médico experiente deverá ajudar a seguir a orientação terapêutica adequada. Só apenas um diagnóstico correcto se saberá dizer o tempo que precisa e o que deve fazer. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  59. Oi,bom dia!Faço academia há mais ou menos dois anos, cinco vezes por semana.Dias atras , estava indo embora e senti uma picada atras dos meus joelhos, chegando em casa percebi um hematoma ! De inicio , pensei que fosse uma varize, mas passado mais ou menos 4 dias, surgiu no outra perna tambem, atras dos joelhos , creio eu que lesionei os gemeos.Só que hoje nao tem quase nada de hematoma e dor nao sinto, desde os primeiros dias da lesao,nemhuma dor.Procuro ajuda, o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  60. Se não tem dor nem hematoma e se faz os movimentos normalmente não terá sido nenhuma lesão importante. em caso de dúvida ou se voltarem os sintomas deverá consultar o seu médico ou fisioterapeuta. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  61. Boa noite,
    Tenho 59 anos e há cerca de um ano voltei a correr (já fui maratonista) num plano de redução de peso que resultou, pois peso agora 76 quilos, menos 16 que ha 18 meses. O meu problema é que não consigo manter regularidade pois o gémeo esquerdo algumas vezes está optimo, aguenta cargas de mais de uma hora e outras vezes ao fim de meia hora começa a prender o que me obriga a paragens de dias, a última de uma semana. Uso sapatos próprios para a corrida, faço aquecimento e agora até ponho liquido á base de bálsamo. Gostava de ir correr os 20 kms de Almeirim mas com esta condicionante estou a pensar deixar a corrida que tão bem me faz.
    Obrigado

    ResponderEliminar
  62. Boa noite: é dificil dizer algo de concreto e credível sem um exame clinico e uma eventual ecografia. No entanto parece ser uma disfunção / contractura do músculo em situações de esforço ou apenas uma mialgia de esforço. Deve falar com um médico ligado ao desporto mas usulamente aconselha-se a beber muitos liquidos, fazer um bom aquecimento e alongamentos periódicos dos gémeos. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  63. Ok, obrigado, vou aumentar a ingestão de liquidos e alongar com mais regularidade. Se persistir irei procurar aconselhamento médico,
    Abraço e uma vez mais obrigado.

    ResponderEliminar
  64. Boa tarde,
    Meu nome é Anne e caí na rua fazem semanas passada. Quando cheguei em casa minha lateral da panturilha (proximo ao joelho) estava completamente dormente, nao sentia. Na mesma noite ao dormir, senti esta região muito, apesar de esta área nao ter sofrido nada aparentemente (nenhum arranhão, somente tive um ralado no joelho). Dias passaram e região do meu joelho comçou a ficar roxa, e a panturilha na natural continuou dormente até hoje. O que pode ser? Um amigo de minha mãe, caiu, não cuidou da lesão e quando foi ao medico descobriu que estava com necrose na área que bateu. Agradeço a ajuda.

    ResponderEliminar
  65. Boa noite Anne: pelo que nos conta, deve ter feito uma contusão que provocou uma hematoma que por vezes pode fazer uma compressão transitória sob um nervo e dai o "dormente". No entanto deve consultar um médico pois apenas após um exame clínico e eventuais exames se poderá fazer um diagnóstico correcto. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  66. Boa tarde!
    Meu nome é Rosalia. Há 2 meses dei um tombo ao descer a escada e caí de bunda com grande impacto na dobra da escada, ficou muito negro e inchado no meio da nadega esquerda e zona do coxis. Passei todo este tempo a aplicar trombocid, e no dia da pancada só consegui por gelo uns 20 minutos após a queda. Após uns dias ficou endurecido e acima dessa zona dura um inchaço. Penso que se trata de uma fibrose com um edema à volta. No entanto a minha preocupação é que a nádega esta meia deformada, como se tivesse um vinco profundo e acima deste vinco um inchaço onde sinto pressão. A pele também está um pouco escura. Quando toco com certa pressão dói. Sei que leva tempo a reabsorver mas fico preocupada com relatos em que depois de um ano os contornos continuam deformados. Hoje vou fazer uma ecografia para sdaber realmente o que tenho. Mas se for realmente fibrose cicatricial o que devo fazer para que ajude a desaparecer mais depressa? O traumatologistaapenas passou bromelaína para ajudar e disse para esperar. Mas estou muito preocupada, além de incomodar esteticamente está feio. Será que 2 meses ainda é pouco tempo? Quanto tempo mais acha que vai levar a desaparecer? Por favor esclareça tudo o que puder, agradeço muito! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rosalia. A ecografia é o exame indicado para avaliar o que tem após esse traumatismo. Deve ter feito um hematoma pós-contusão que ainda não estará reabsorvido. Só após um exame clínico e com os resultados de ecografia o seu médico poderá dizer-lhe o que deve fazer nesta fase e quanto tempo ainda demora até à reabsorção total. Tudo depende da extensão, gravidade e localização do hematoma inicial e dos cuidados que tem tido. Boa recuperação. Raul Oliveira

      Eliminar
  67. BOA TARDE.
    BATI A PERNA (FEMUR) E A REGIÃO FICOU DOLORIDA E LEVEMENTE ROXA.... APÓS 2 SEMANAS O LOCAR FUCOU REGIDO E MUITO DOLORIDO, TEM UMA ESPECIE DE CAROÇO.

    O QUE PODE SER?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia
      Deve ter feito um hematoma intramuscular pós-contusão que ainda não estará reabsorvido. Só após um exame clínico e com uma cografia, o seu médico poderá dizer-lhe o que deve fazer nesta fase e quanto tempo ainda demora até à reabsorção total. Tudo depende da extensão, gravidade e localização do hematoma inicial e dos cuidados que tem tido, maas 2 semanas ainda é pouco para a reabsorção de hematomas mais extensos. Boa recuperação. Raul Oliveira

      Eliminar
  68. Boa tarde,

    Muito obrigada pela resposta. Fiz a ecografia e acusa ainda um hematoma em estado líquido mas por cima tem um edema duro, gordura endurecida por fibrose, mas felizmente o musculo está bem. A dúvida que me resta é que este edema está bastante acentuado e duro deformando os contornos e causa desconforto ao estar muito tempo sentada ou deitada sobre ele. Queria saber se corro o risco de que fique cronico e não desapareça ou se vai desaparecer com o tempo? Logo abaixo a pele esta escurecida ainda e sinto os tais caroços. Parece uma lomba e logo abaixo um vinco escuro. O que pode ajudar a dissolve-lo e a baixar esta elevação? Agradecida, Cumprimentos

    ResponderEliminar
  69. boa noite Rosalia: ecografia parece confirmar as suspeitas iniciais. Dependendo da localização, por vezes é util fazer uma compressão (mais útil numa fase inicial) mas que no seu caso não é aplicável. Pode-se também fazer uma mobilização/massagem suave dos tecidos á volta do hematoma/edema associado ou não a exercícios de alongamento, para procurar "melhorar" a fibrose. No entanto esta mobilização tecidular não deve ser muito agressiva para não causar o aparecimento de uma calcificação nessa zona. Deve evitar estar deitada sobre essa zoma e pode ser útil fazer hidromassagem e exercícios dentro de água, que melhoram a irrigação local. Pode demorar algumas semanas mais. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  70. Boa Noite,

    Raul sofri um acidente de moto em agosto e bati a minha coxa direita, o local ficou bem roxo e ao passar a mão eu sentia bem firme o local, o roxo saiu depois de umas semanas,mas o local continua firme ao passar a mão, e da pra ver q tem uma depressão no local q eu bati. Eu queria saber pq q está assim e se da pra fazer alguma coisa pra melhorar. Pq me incomoda muito esse buraco na perna.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece ter feito um hematoma pós-traumático. Pode-se fazer uma mobilização/massagem suave dos tecidos á volta do hematoma/edema associado ou não a exercícios de alongamento, para procurar "melhorar" a fibrose. No entanto esta mobilização tecidular não deve ser muito agressiva para não causar o aparecimento de uma calcificação nessa zona. Deve evitar estar deitada sobre essa zoma e pode ser útil fazer hidromassagem e exercícios dentro de água, que melhoram a irrigação local. Pode demorar algumas semanas mais. Boa recuperação. Raul Oliveira

      Eliminar
  71. Boa tarde!
    a dois meses atras eu sofri um acidente e cai sobre a perna esquerda,minha coxa ficou roxa e bem inchada. hoje nao tem mais nenhum ematoma mas ficou uma especie de caroço no local que bati aperna, esse caroço nao doi mas estou com medo que seja grave.
    Conversei com um amigo fisioterapeuta e ele disse que é uma especie de coagulo e que devo fazer massagens porque o proprio corpo vai fazer com que ele se desmanche, outros amigos me disseram que so vai sair com cirurgia.
    Eu tenho pavorr de agulha e tenho uma consulta marcada semana que vem com um médico, mas gostaria da sua opnião para me sentir mais calma na consulta!
    me ajude por favor.

    bjinhoss
    Gabi

    ResponderEliminar
  72. Boa noite Gabi: Parece-me que está bem orientada e normalmente estes casos resolvem-se sem recurso à cirurgia que apenas está indicada para casos muito graves e extensos que podem dar outras complicaçoes. Deve seguir os conselhos que o seu médico lhe dará após um exame clinico, mas pode passar por apoio de um Fisioterapeuta especialista. Deve evitar estar deitada sobre essa zona e pode ser útil fazer hidromassagem e exercícios dentro de água, que melhoram a irrigação local. Pode demorar algumas semanas mais. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  73. Boa tarde,

    Jogo futebol duas vezes durante a semana, além de fazer academia 3 vezes por semana, esta que eu comecei há um mês.
    Ultimamente quando jogava futebol, começou a aparecer uma dor na hora do chute, ou passes com maior força, na parte da frente da coxa, um pouco superior ao joelho, mais à direita. Essa dor incomodava um pouco, mas depois do jogo passava ou no outro dia, não sentia mais nada. Agora, depois do último jogo há 4 dias, a dor aumentou e estou sentindo durante toda a semana. Além disso, apareceu um hematoma roxo no local da dor.

    O que pode ser essa dor? Devo parar um tempo das minhas atividades físicas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: deve ter feito uma lesão muscular que é responsavel pelo hematoma ("roxo") eplos sintomas que descreve. Nos primeiros dias deve fazer RICE - Repouso do músculo (evitar andar muito, escadas, correr, saltar, etc. - respeitar a dor), Gelo/frio local, Compressão com uma coxa elástica e alguma elevação. Uma lesão muscular deve ser bem tratada para evitar recidivas e processos de fibrose pelo que aconselho a procurar a orientação de um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. De acordo com a gravidade e extensão da lesão inicial (pode ser confirmada com ecografia) e dos cuidados inicias este tipo de lesão pode demorar entre 2/3 semanas a 4/6 semanas. Leia os cuidados que recomendo (Lesões musculares 2 e 3) neste blog após as lesões musculares. Boa recuperação.Raul Oliveira

      Eliminar
  74. entao me chamo juliene e tem uns dois meses q cair no trem e batir minha perna direita proximo do pe e ja tem umas 3 semanas q ta inchada , ja passei no medico mas so passou remedio pra tomar mas ainda continua inchado ,some da regiao afetada e tipo vai se espalhando oq faco ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Juliene: Deve ter feito um traumatismo/contusão de parte moles. Sugiro que faça uma ecografia das partes moles e fale com o seu médico, para ter um diagnóstico mais preciso.Só após um diagnóstico correcto poderá ser indicado o tratamento adequado. Raul Oliveira

      Eliminar
  75. Boa tarde..
    Estava a jogar futebol e levei uma pancada, aparentemente não mto forte, no gemeo apôs um corte na bola, tentei continuar a jogar mas passado 5 min tive que sair do jogo..
    Passados 2 dias já n conseguia meter o pé no chão, estava com o gemeo pisado e sentia dores qd tentava apoiar o pé..
    Fui ao médico de família, fiz uma ecografia passado 1 semana, tenho um edema e uma ruptura parcial do gemeo direito, o médico disse para repousar e andar de canadianas, tomar uns comprimidos (Naprosyn 500 mg, 2 por dia), já passaram 3 semanas e ainda estou igual, tenho pessoas ligadas à fisioterapia a dizer que devia de tratar isto com sessões de fisioterapia, que posso ficar com problemas se não tratar, não sei o que fazer, estou parado em casa, tenho um ligeiro papo que consigo sentir ao passar a mão na parte lateral do gemeo que levou a pancada..

    ResponderEliminar
  76. Boa noite: a situação que descreve é típica de uma lesão muscular do gémeo que deve ser tratado por um Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Sabemos que a imobilização e inactividade prolongada com o uso de canadianas tem mais prejuízos do que benefícios com o aparecimento de atrofias musculares por desuso e diminuição da irrigação e da inervação normais. A introdução de movimento e função precoce é essencial para uma regeneração muscular mais completa, rápida e eficiente. É necessário introduzir movimento de forma gradual, logo após a fase aguda (2/3 dias nos casos mais simples e 3/5 dias nos casos mais graves). Dai o m/ conselho de procurar a orientação de um Fisioterapeuta com experiência neste tipo de lesões. Neste blog (lesões musculares_ várias) há mais desenvolvimentos sobre esta temática. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  77. Sugiro que leia o seguinte post - http://requilibrius.blogspot.pt/2008/12/leses-musculares-no-tenista.html - LESÕES MUSCULARES NO TENSTA

    ResponderEliminar
  78. Muito obrigado pela sua resposta, é de louvar o excelente trabalho que tem vindo a fazer, continue o bom trabalho, um abraço e mais uma vez, muito obrigado..

    ResponderEliminar
  79. Boa tarde.
    Há uma semana escorreguei caindo com todo corpo de bumbum no chão,no momento foi dores q suportei e nem ficou velmelho e nem roxo, mais com o passar das hrs comecei a sentir dores, fui na emergencia la o medico me passou um rx, mais graças a Deus não fraturou nada foi so o nervo machucado so que no dia seguinte fez uma mancha roxa quase preta dai no terceiro dia ja tinha tomado um lado todo tudo tava preto fiquei com medo e fui novamento ao ortopedista ele me passou fisioterapia estou melhor ficaram clara as manchas, so que esta se espalhando pela as pernas e no local tem um caroço fico com medo de trombose isso pode acontecer? por favor me ajudem..obrgada

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: deve ter feito um hematoma pós traumático (contusão) que estará em reabsorção. Pelo que descreve não deverá ser nenhuma trombose ou outro problema vascular. Deve seguir os conselhos que o seu médico e Fisioterapeuta lhe dará após um exame clínico. Deve evitar estar deitada sobre essa zona e pode ser útil fazer hidromassagem e exercícios dentro de água, que melhoram a irrigação local, promovendo uma reabosrção do hematoma residual. Pode demorar algumas semanas mais. Boa recuperação. Raul Oliveira

      Eliminar
  80. olá, à algum tempo atrás comecei a sentir umas dores no início do "bumbum", mas era só quando encostava, agora, está doendo constantemente e há um inchaço no lado esquerdo da nadega, ( e doendo bastante) o que pode ser? e como tratar? ou à que analgésicos procurar? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: é difícil dizer algo de concreto e credível. Aconselho procurar a consulta de um médico que após um exame clínico poderá em caso de necessidade de pedir exames complementares (p.ex, ecografia). Alguns destes caso resultam de traumatismos/contusões directas mas dever-se-á despistar lesões na anca/coxa e regiões vizinhas. Também poderá ser algo simples de resolver, mas deverá ser avaliado por um médico. Raul Oliveira

      Eliminar
  81. olá, há 5 dias estava lutando muay thai (pratico há 3 anos) e ao dar um chute, minha canela colidiu com a canela do adversário... doeu bastante mas não liguei pois sei que isso é normal no esporte, e continuei lutando... isso aconteceu mais 3 vezes até que parei de usar essa perna... apesar da dor no local da colisão, não senti problemas em firmar a perna e continuei lutando... Agora, estou preocupada pois se passar o dedo por cima do local, parece adormecido, porém se aplicar força, dói bastante... não apareceu nenhum hematoma, não inchou, não ficou quente, e não sinto nenhum problema de mobilidade na perna ou no pé... parece tudo normal fora esse detalhe de que está adormecido por cima, e doendo bastante se aplicar força, e também quando eu ando, sinto como se tivesse algo "pendurado" no local... o que pode ser?
    Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: se sofreu um traumatismo/contusão na canela e continou a praticar actividade, não deve ter feito nada de grave. Contudo essa contusão pode ter originado um traumatismo no periósteo (membrana que envolve o osso) e/ou edema ósseo que pode provoca dor à palpação. Se continuar com sintomas procure um apoio médico especializado. Raul Oliveira

      Eliminar
  82. ola boa noite, tomei uma pancada no pé da barriga no guidon da moto, depois ficou meio roxo, mas não doe tanto, mas me preocupei agora porque percebi que nasceu no meio da lesão roxa tipo um caroçinho durinho, devo me preocupar? posso passar algo para ver se some? abrigado....aguardo resposta.

    ResponderEliminar
  83. Boa noite: deve ter feito um hematoma secundário a essa pancada que não terá sido totalmente reabsorvido e deixou como sequela esse caroço. Se mantiver essa queixa, conselho fazer uma ecografia e prucrar orientação médica. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  84. Boa noite! sofri uma lesão na canela no lado interno da perna, uma pancada com martelo, ficopu vermelho inchado e um pontinho vermelho, passei hirodoid, gelol, mas após nove dias fiz raio x para ver se havia quebrado o osso, mas não ocorreu isso, após masi nove dias surgiu um caroço no local! é grave! o que devo fazer!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: deve ter feito um hematoma secundário a essa pancada que não terá sido totalmente reabsorvido e deixou como sequela esse caroço. Se mantiver essa queixa, conselho fazer uma ecografia e prucrar orientação médica. Raul Oliveira

      Eliminar
  85. Ola, tenho uma inchaço em forma de uma bola em baixo do meu joelho direito, ja fiz ressonancia mais deu pequeno derrame no joelho direito, mas nas partes mole, não deu nada eu não entendo pois embaixo do meu joelho esta muito inchado, mas o médico disse que não tem necessidade de retirada da agua do joelho pois é pouco, estou tomando diclofenaco, e fazendo fisioterapia mas não diminui o inchaço, pois o inchaço é visível, formato de uma bola, quero que vcs. me dão uma solução que outro exame eu tenho que fazer, obrigado e até mais........

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: com os elementos que dá é difícil de dizer algo de concreto e de credível. Na parte de trás do joelho (não percebi se era era essa a zona podem aparecer por vezes uma massa que se atribui a um Quisto de Baker. Se essa "bola" for na região anterior e inferior da rótula (patela), por vezes pode haver um bursite (inflamação de um bolsa). A ecografia pode ser útil em ambos os casos. Raul Oliveira

      Eliminar
  86. Ola raul, Bati i joelho e estou com um buraco na rotula.. Oque sera? Sinto um pouco de dor. Me ajude

    ResponderEliminar
  87. Bom dia: os elementos que dá são insuficientes para lhe poder responder de forma credível. Se consegue andar, subir e descer escadas, não tem o joelho inchado e fazer os movimentos do joelho como antes não deve ser nada de grave. Apenas uma contusão. Se tiver sintomas aconselho a procurar um médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  88. Olá eu sofri um acidente de moto e bati minha perna direita em um carro estava em uma velocidade de 25 km naum foi tão forte mais na hora senti muita dor na minha perna abaixo do joelho, ja tirei raio x mais ñ quebrei nada só esta roxa meia amarelada e tem uma parte da minha canela que esta amortecida ñ a sinto quando coloco a mão, dói somente quando coloco a perna para baixo ou seja para caminhar meio q lateja mais logo para ao se acostumar com ela baixada. queria q o doutor m dissese o que poderia ser algo grave por favor espero que me responda urgente. Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: deve ter feito uma contusão traumática sobre os tecidos moles (músculos) que provocou esse hematoma, que ocupa espaço e faz uma compressão transitória sobre pequenos ramos nervosos e dai a canela meio "adormecida" e os sintomas que refere quando coloca a perna para baixo, o que dificulta a circulação de retorno. deve melhorar nos próximos dias, mas se persistirem ou agravarem esses sintomas deve procurar o seu médico. Raul Oliveira

      Eliminar
  89. Olá, deixei um peso cair sobre meu pé e inchou na hora, coloquei gelo e fui ao ortopedista, ele viu o raio X e disse que não quebrou, que eu devia por gelo e tomar antiinflamatório. Ainda esta inchado e arroxeado, parece que o inchaço "baixou" , mas se espalhou... É normal o inchaço se espalhar? Depois de quanto tempo eu posso voltar as minhas atividades físicas?
    Amanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: fez uma contusão traumática sobre os tecidos moles (músculos e tendões) que provocou esse hematoma e que pela força de gravidade se espalhou o que é normal e por um lado ao dispersar-se é mais fácil de ser reabsorvido. Pode ser útul usar uma mei elástica de compressão, mas deve ser o seu médico que após um exame lhe deverá dizer o que está indicado fazer e quando é que pode regressar às suas actividades profissionais. Raul Oliveira

      Eliminar
  90. Bom dia, sofri uma contratura ou caimbra muito forte no pé esquerdo, levou apenas uns 2 minutos, mais uma veia do pé ficou bem inchada, fazendo uma espécie de bolha de cor clara,mas bem dolorida,já tem uma semana e ela continua lá, o pior é que andar dói.O que devo fazer???
    Obrigada pela ajuda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: deve procurar a orientação de um médico e eventualmente fazer uma ecografia/ultrassonogarfia. Raul Oliveira

      Eliminar
  91. Bom Dia!Olá Raul, tive uma caimbra ou contratura muscular, acompanhada de uma dor muito forte, após fazer um movimento de torção com o pé esquerdo, depois que passou a dor, ficou uma veia inchada com aspecto de bolha clara e muito dolorida ao toque. Já tem mais de uma semana e ela continua inchada e dolorida, e pior atrapalhando o meu caminhar, pois dói até a canela.O que devo fazer? Desde já agradeço a ajuda!

    ResponderEliminar
  92. Bom dia: deve procurar a orientação de um médico e eventualmente fazer uma ecografia/ultrassonogarfia. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  93. Boa noite, ontem eu caí das escadas do meu prédio e embati com a minha canela num degrau, hoje eu tenho a perna muito inchada, um hematoma com sangue pisado. Acha que poderá ser algum problema com o músculo? Deverei-me preocupar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite: deve ter feito um hematoma pós contusão traumática. Deve estar atenta e de acordo com a evolução pode ter que procurar a orientação de um médico e eventualmente fazer uma ecografia/ultrassonogarfia. No entanto por vezes a recuperação é expontânea embora possa levar alguns dias/semanas. Raul Oliveira

      Eliminar
  94. Boa noite, sofri um acidente de moto e machuquei a coxa,tirei raio x está tudo ok,porém esta bem rocha e em uma parte esta flacida,como se tivesse um liquido em um espaço redondo de mais ou menos 7 centimetros, é aconselhavel fazer uma ultrassonografia tendo em vista que não dói.Este acidente aconteceu faz uma semana.Desde já agradeço..PAULO

    ResponderEliminar
  95. Boa noite Paulo: pode ter feito um hematoma pós contusão traumática e deve estar atento à evolução para saber se tem que procurar a orientação de um médico e eventualmente fazer uma ecografia/ultrassonogarfia. No entanto por vezes a recuperação é expontânea embora possa levar alguns dias/semanas. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  96. oi boa noite,eu bati o martélo na canéla esta muito inchado e dolorido o que faço ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: após uma contusão traumática é normal estar inchado (edema/hematoma) e provocar dor. É habitual fazer RICE: Repouso; Ice/frio local; Compressão com uma ligaura elástica ou meia elástica e Elevação. colocar o membro mais alto. deve evitar esforços e colocar a perna mais alta. Evitar fazer calor ou massagem local nas primeiras 48/72 h. Em caso de dúvida, sintomas persistentes, incapacidade funcionl deve procurar o seu médico ou fisioterapeuta. Raul Oliveira

      Eliminar
  97. E o seguinte comecei sentindo uma dor na coxa e panturrilha, mais como sou obeso pensei que fosse so dor muscular, depois de 3 meses a dor começou a piorar a ponto de nem conseguir andar direito,a dor e localizada na perna esquerda na coxa e panturrilha e também o pé fica dormente de vez em quando.

    Obs.: Não tive nenhuma pancada que explicasse a dor.

    Lucas Galeno

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Lucas: é dificil de dizer algo de concreto no seu caso sem uma observação clinico e eventuais exames. devem ser despistados problemas da coluna, problemas vasculares e problemas músculo-esqueléticos. Deve procurar a consulta de um médico especialista. Raul Oliveira

      Eliminar
  98. Boa tarde!

    Treino musculação todos os dias, e sempre aparecem hematomas na minha coxa bem no músculo que eu trabalho naquele dia, isso ocorre toda semana principalmente quando pego um pouco mais de peso,dois ,três em cada perna...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite se consegue treinar todos os dias e os "hematomas" de que fala não dão sintomas é porque não será nada de grave nem qulquer lesão muscular que precise de cuidados especiais. continuação de bons treinos. Raul Oliveira

      Eliminar
  99. Helen Machado15/12/12 11:42

    Bom dia! Bati com força na porta e quando acordei tive uma surpresa... Minha mão estava com hematomas vermelhos e como se as veias estivessem inxada. O que posso fazer para melhorar a circulação?Dói bastante. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Helen: devido ao trauatismo recente são normais esses sintomas. Nestes casos deve-se dar repouso à mão, fazer frio, evitar estar com a mão para baixo muito tempo e estar atenta a sinais e sintomas que possam indiciar algo de mais grave. Em caso de dúvida ou persistência dos sintomas procurar um médico. Raul Oliveira

      Eliminar
  100. Bom dia: ha cerca de 2 meses andei a treino mais intensivamente para fazer a maratona de lisboa (09dez12), 2 semanas antes comecou-me a doer a coxa e nadega esquerda, na semana anterior á prova, nao treinei e a dor passou, durante a prova ai pelos 18kms, voltou a dor, e claro como sou teimoso nao parei e fiz o resto dos 42kms em esforço e com dores nas zonas referidas atraz. no dia seguinte á prova apareceu um hematoma, falei com uma fisioterapeuta amiga e ela disse que era muscular. fez-me tens e massagens com thrombocid e voltaren. gostaria de saber que tipo de lesao, o que devo fazer para recuperar mais rapido, pois tenho que iniciar os treinos para o ironman de Nice (jun12), isto porque tambem ainda quero perder peso (90kg e 45 anos), agradecia a sua opiniao á e já agora parabens pelo seu blog.

    ResponderEliminar
  101. Boa noite Joca: presumo que seja na face posterior da coxa (parte de trás). É bem possivel que seja uma lesão muscular mas atenção que estes músculos da face posterior se não forem bem tratados podem sofrer recidivas. O tipo de lesão é dificil dizer apens com os elementos que dá, mas em caso de dúvida pode sempre fazer uma ecografia e pedir a orientãção de um médico e/ou Fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas. Obrigado pelas simpáticas palavras sobre o blog. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  102. Boa noite Raul,ok amanha vou marcar uma ecografia, espero que nao seja nada de grave, bem obrigado pelo conselho. Continue com o blog.

    ResponderEliminar
  103. Olá! Bom dia! sofri uma queda em janeiro deste ano, e foi bem feia, minha coxa direita ficou bem preta, fui ao médico e ele me indicou o reparil, compressas de gelo e quente também... em dois meses o roxo saiu, mas começou a aparecer pequenos carroços e alguns vazinhos, tem hora que incomoda e tem hora que não.... o que pode ser o que devo fazer... fiquei com medo de ser coágulos

    ResponderEliminar
  104. Bom dia, meu marido monta rodeio e em um de seus treinos ele se machucou em ambas as pernas, na perna direita ele levou um pisão na "batata da perna, bem centralizado mesmo, e no pé esquerdo ele levou um cabeçada que comprimiu o pé dele sobre a cerca. Logo que ele chegou dei uma massagem com gel d gelol e enrolei panos mornos pra aliviar a do, masdomeio das canelas pra baixo ja estava muito roxo e inchado. Agora uma semana depois continua praticamente igual, praticamente tudo roxo, e ainda muito inchado, mas agora ele queixa muita dor no local quando precisa andar e tambem um formigamento. Enquanto ta parado, ele quase nao ta andando, pra levantar e andar ele sente muita dor, o qie fazer?

    ResponderEliminar
  105. Olá colega, parabenizo-o pelo belo trabalho do blog e atenção que dá aos internautas que o seguem!
    Ainda sobre hematomas com caroços, eu e minha mãe sofremos um acidente incomum num temporal em q a estrutura do local onde estávamos desabou, mas voou antes de nos atingir totalmente. Ela machucou-se mais extensamente, ficando com alguns hematomas grandes e presença de caroços, um deles na nuca. Como não apresentou sintomas neurológicos os médicos não acharam necessário realizar uma ecografia, ao raio-x de tórax e joelhos nota-se apenas uma costela trincada. Estou realizando massagens com hirudoid, fricção leve e ultrassom 25% 0,5 1MHz (tb tenho o de 3MHz). Recomendaria-me mudar tratamento ou acrescentar algo? Muito obrigada pela atenção desde já!

    ResponderEliminar
  106. Bom dia Patricia: pelo que descreve julgo que está a fazer os procedimentos adequados. Em funçao da zona e dos músculos próximos poderá ser útil em alguns casos fazer alguns alongamentos suaves para melhorar a mobilidade tecidular. Concordo que a fricção deve ser leve e não muito agressiva. Obgrigado pelas palavras sobre o blog. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  107. Resposta a Débora de 23/12: por alguma a razão não me deixa responder diretamemte após o comentário. Mas com algum atraso aqui vai. Deve ter feito com contusão traumática que provocou hematomas extensos e graves nos compartimentos da perna. Estes compartimentos integram igualmente nervos e esse hematoma poderá estar a comprimir terminações nervosas (dor) e reamos nervosos (formigueiro)- SINDROME COMPARTIMENTAL. Medidas locais como compressão local, elevação do membro podem ajudar no retorno venoso e linfática facilitando a reabsorção do hematoma. Aconselho procurar o conselho de um médico traumatologista, porque um sindrome compartimental deve ser diagnosticado e tratado precocemente. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  108. Resposta a Regaee de 19/12: por alguma a razão não me deixa responder diretamemte após o comentário. Mas com algum atraso aqui vai. Sim pode ser uma sequela de um hematoma que nãp reabsorveu totalmente e poderá ter originado esses "caroços" (pequenos quistos ? ou microcalcificações ?) dependendo da consistência, extensão e local poderão ou não dar queixas. deve falar novamente com o seu médico e em caso de dúvidas fazer uma ecografia/ultrassonografia para esclarecer a natureza dos "caroços". Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  109. Boa tarde Raul! Ha três semanas sofri um estiramento na parte posterior da coxa direita, no futebol de final de semana com os amigos. Me machuquei sozinho, fui ao ortopedista três dias após a lesão (foi dificil achar um encaixe)ele me examinou e disse que a lesão foi leve, apenas me recomendou continuar a fazer gelo e repouso (tb estou passando gelol no local). Ele realizou um teste rapido e não me recomendou fisioterapia, disse que não havia a necessiade e que eu podia fazer musculação para fortalecer o local. Esse é o resumo da lesão, mas o que esta me incomodando mais no momento é que no local da lesão tem um "buraco", então quando passo a mão sinto este "buraco" na coxa, o que seria isso? Ele irá retorna ao normal? Tenho que fazer algo para ajudar? Obrigado desde já! Abraço. Parabéns pelo blog.

    ResponderEliminar
  110. Olá. No dia 8 de outubro sofri um atropelamento do tipo bem leve (eu estava esperando o momento oportuno para atravessar, junto ao meio fio, e me distraí colocando o óculos na bolsa, coisa bem rápida mesmo, mas foi o que bastou. Fui atingida por um veículo em ré. Achei que não era nada, somente um esfolado no cotovelo esquerdo, que nem era tão feio assim. Não quis ir para o hospital. Só que depois de alguns dias, a coisa foi ficando estranha: não cicatrizava e, ainda por cima, durante o tempo todo ferroadas incríveis. Fui ao médico. Ele disse para lavar com água e sabão neutro três vezes ao dia. Foi o que fiz. Foi melhorando. Levou quase 2 meses mas, enfim, cicatrizou. O pior veio depois: já cicatrizada a ferida, percebi que embaixo da cicatriz continuavam as terríveis ferroadas (feito picada de marimbondo, conhece?). E também o cotovelo repuxa um pouco, às vezes. E a pele da cicatriz, às vezes, tem sensibilidade de área queimada. E agora, o que pode ser feito ainda? O que pode ter acontecido? Será que atingiu a cartilagem? Por favor, me dê uma luz, que já estou ficando preocupada com isso e não sei o que fazer. Muito Obrigada pela atenção. Izabel Alves

    ResponderEliminar
  111. resposta ao leitor de 29/12
    Boa noite: se sente "um buraco" sugere um deformidade no músculo posterior da coxa que indicia uma lesão muscular. Se não for bem tratado o risco de recidiva é de cerca de 30%. Aconselho-o a procurar a orientação de um Fisioterapeuta especialista em lesões desportivas. Este tipo de lesões, de acordo com a sua extensão/gravidade pode levar entre 3 a 6 semanas. Pode ser útil fazer uma ecografia/ultrassonagrafia. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  112. Boa noite Izabel Alves: é dificil dizer algo de concreto e credível. Se houver um problema na cartilagem e/ou articular os movimentos do cotovelo e antebraço podem estar dolorosos e limitados. Se isso não acontece então será algo diferente, e as alterações da sensibilidade da pele na zona da ferida podem estar relacionadas como o período prolongado de cicatrização. Sugiro procurar novamente a consulta do médico que em função do exame clinico logo verá se há exames que ajudem a esclarecer as causas dos seus sintomas. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  113. Fernanda2/1/13 17:15

    Há 04 dias atrás eu cai da escada de costas e como estava molhado e fui escorregando firmei os braços para poder parar. Conclusão hematomas nas costas, nadegas e braços, ficou um roxo bem escuro nas nadegas e nos braços, porém no 3 dia o braço começou a ficar meio dormente e dando fisgadas, a coloração do braço já está verde e amarela, mas está me preocupando a dor, só estou passando cataflan em gel.


    Obrigada.

    ResponderEliminar
  114. Boa noite Fernanda Martins

    Pelo que descreve deve ter feito uma contusão traumática que originaram os hematomas. Quando está a ficar amarelado é sinal que está em reabsorção. È dificil dizer algo de concreto e credivel sem um exame clinico Deve perceber se os movimentos dos braços/ombros estão normais em termos de amplitude de movimento e se não provocam dores ou dormências. Os movimentos do pescoço/cabeça também devem ser avaliados.
    Se tem dormências é preciso perceber o que está a causar essas dormências. Se a situação se mantiver com dormências, associado à falta de força e dores deve procurar uma consulta médica de um ortopedista / traumatologista. Raul Oliveira


    P.S. Blog activo para responder ás questões e dúvidas dos leitores.

    ResponderEliminar
  115. bom dia a nove dias atraz eu escorreguei e cai na beira de um lago meu pé direito escorregou e cai sentada com o pé esquerdo dobrado ,senti muita dor e tive que andar apoiada no meu namorado ate minha casa a alguns metros,estou me recuperando so que ainda sinto dores e dificuldades para apoiar a perna esquerda e desde ontem começou a apraecer hematomas em alguns lugares da minha perna e joelho so que ja faz 9dias que isto aconteceu é noermal?Fui ao médico no dia que aconteceu ele disse que se nao melhorasse com os remedios era pra fazer um raio x,sinto melhoras mas estou estranhando os roxos ,oque deu devo fazer ,obrigada pela atenção.

    ResponderEliminar
  116. Boa noite a algumas semanas.caiu uma.placa no final da minha canela proximo ao peito do pe.. foi algo besta n dei importancia. ficou um caroco no local semanas ae passaram paasei a mao na rehiao e qdo fiz pressao eexebi q o caroco aimda estava lah e tem uma dor similar como dw uma mancha roxa.Devo mw preocupar?O q sera?!

    ResponderEliminar
  117. (resposta à leitora de 15/1/2013). Boa noite: épossivel que tenha feito um traumatismo que provocou os hematomas. Quando há uma lesão importante/grave, normalmente provoca uma limitação da mobilidade e/ou dificuldade em andar. Se não evoluir favoravelmente nos próximos dias deve falar novamente com o seu médico e pode ser útil fazer Rx e/ou ecografia para estudar os ligamentos. Estando a melhorar é bom sinal. Boa recuperação. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  118. (resposta à leitora de 16/1/2013) Boa noite: é possivel que seja uma sequela do hematoma ainda não totalmente reabsorvida. Se não incomoda, não dá dores ou outros sintomas nem limita a mobilidade e a função, não será nada de grave. Vá controlando o aspecto, textura e volume do "caroço" e no caso de persistir e/ou dar sintomas fale com o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  119. Boa noite!
    agradeço por disponibilizar o espaço e as orientações de antemão, há uma semana e meia bati com a coxa na traseira de uma moto, no momento nao doeu mas apos algumas horas formou-se um circulo roxo do tamanho da palma da mão, apos algumas massagens a parte roxa sumiu quase 70%, so que abaixo da pele tem uma parte meio enrijecida e um pouco dolorosa o que uso para que volte ao normal logo já to preocupada! meus movimentos são os mesmos nao tenho nenhuma limitação, qual o periodo em media que essa parte enrijecida perdura? e o que usar pra sumir o quanto antes?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Irivania Lima (18/1/2013)
      Deverá ter feito um hemotama intramuscular que não ainda não reabsorveu. Poderá fazer uma ultrassonografia/ecografia e falar com o seu médico. Raul Oliveira

      Eliminar
  120. Boa tarde, sofri um acidente de moto a mais de dois meses e tive um traumatismo superficial no peito do pé,e com o tempo se formou um ematoma que saiu pra fora mas ja tomei antibioticos e antif varis vezes mais nao cicatriza e esta mt roxo em volta com algumas manchas brancas e entre esse ematoma e os dedos ficou duro e a pele sensivel e tenho dificuldades para eguer os dedos e ainda eles nao encostam no chao , ja passei em dois ortopedistas um falou que é abcesso e outro fibrosi voce pode me ajudar e me orientar o que devo fazer por enquanto só me mandam fazer fazer raio x tem algum exame especifico para confirmaçao e se tem tratamento,obrigada.

    ResponderEliminar
  121. Olá...em dezembro subi em um banquinho de madeira que quebrou e machucou minhas duas pernas..só que em uma das pernas, além de dormencia na região, formaram-se tres caroços pequenos..quando ando ainda doi um pouco. O que faço?

    ResponderEliminar
  122. Bom DIA Raul.Raul meu filho levou uma pancada na testa quando ele tinha 2 anos,levei no medico na hora subiu um calombo o medico falou que era so colocar compressa de gelo. so que hoje ela esta com 16 anos e o calombo nunca baixou e ficou um caroço mole nao doe,mas sempre avermelhado e acho que esta crescendo nao doi.qual especialista devo levalo?

    ResponderEliminar
  123. boa tarde!sofri um acidente d moto,uma ou duas semanas depois,apareceu um nodulo duro na minha coxa direita,fui ao medico.e ele fez um corte na coxa pra retirar o sangue coagulado q havia dentro,o ferimento ate ja sarou,mas o nodulo duro continua,o que e,e o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  124. Olá Irivania Lima (18/1/2013)
    Deverá ter feito um hemotama intramuscular que não ainda não reabsorveu. Poderá fazer uma ultrassonografia/ecografia e falar com o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  125. Olá Anónimo(19/1/2013)- acidente e moto
    Só perante um exame clinico é que se poderá saber o que se passa. Se percebi bem, terá um abcesso que tem dificultado a cicatrização com efeitos na mobilidade e função dos tendões do pé. Deve confiar no seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  126. Olá Anónimo(20/1/2013)- queda de um banco
    Só perante um exame clinico é que se poderá saber o que se passa pelo que deve consultar o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  127. Olá Anónimo(21/1/2013)- pancada na teste
    Talvez um cirurgião plástico com experiência em maxilo-facial. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  128. Olá Anónimo(21/1/2013)- acidente de moto
    Falar novamente com o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  129. Bom dia a pelo - duas semana senti uma leve dor no ombro quando fazia exercicio na academia. No dia seguinte comecei a senti fortes dores no braço e dormencia nos dedos agora vivo com dor principalmente a noite ja tomei varios antiflamatorios mais nao melhoro porfavor me ajude!

    ResponderEliminar
  130. olá, meu marido trabalha numa construção de um sobrado e acabou caindo do andaime do segundo andar. teve várias escoriações pelo corpo todo, bateu a cabeça também, mas o problema maior foi nas pernas, entrou um prego no joelho esquerdo onde foi feito seis pontos, nos raios x não acusou fratura nenhuma em nenhuma parte do corpo, mas ele reclama de tremores e febre fora a dor quase insuportável que ele sente. será que não aconteceu algo mais serio, e os médicos não estão conseguindo descobrir? ele está em balneáreo piçarras - SC e moramos em uniao da vitoria - PR, ele volta hoje de lá. aqui devemos ir a outro médico para exames mais detalhados? como baixar a febre e aliviar as dores? agradeço

    ResponderEliminar
  131. Boa noite: com os dados que nos dá não é possivel dizer algo de concreto e credível. A febre e os tremores podem ser indicios de poder haver uma infecção/inflamação que deve ser pesquisada atravésde análises e de exames específicos. Devem procurar consultar o v/ médico tão cedo quanto possivel. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  132. Boa noite Márcia Batista (24/1): os seus sintomas podem ter origem num problema/lesão num dos tendões do ombro (1) e/ou da coluna cervical (2). Sugiro que consulte um médico ortopedista para um exame clinico / diagnóstico correto e posterior tratamento . Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  133. boa noite , ao cair de moto só me lembro de ter levado a mão antes de cair ,não tive ferimento exposto mas meu braço ainda doi ,já faz duas semanas ,ñao consigo esticar nem fechar ele todo menos ainda pressionar forte algo com as mãos, parece que focei demais e deslocou algo,certos movimentos sinto duer parece o nervo,eu queria saber se pode ser grave e que medico devo procurar?

    ResponderEliminar
  134. Boa noite. Deve procurar um ortopedista/traumatologista. Pode ter que fazer exames mas deve ser visto. espero que não seja nada de especialmente grave. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  135. Jogando bola, do nada senti uma forte fisgada na panturrilha,passando alguns dias a mesma ficou dolorida ao toque e inchou.Não demorou muito meu pé ficou todo inchado e aparaceram manchas roxas em todo calcanhar,o mesmo as vezes dói e incomoda um pouco.O que devo fazer,estou preocupado com as manchas e o meu pé,pois não passa o inchaço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: deve ter feito uma lesão muscular. Deve procurar o apoio de um Fisioterapeuta para tratar esta lesão. neste blog há muita informação sobre os princípios de intervenção nestes casos, mas isso não substitui a orientação de um profissional experiente. Raul Oliveira

      Eliminar
  136. Boa tarde Dr. Raul OLiveira !

    A mais ou menos um mês saiu em minha perna direita logo abaixo do joelho mas na parte interna, uma bola, parecia inchada, como se fosse uma batida não esta roxo nada, mas alguns dias começou me doer do joelho para baixo ate a curva do pé , meu tornozelo esta inchado, mas só dói a minha perna quando ando, que especialista devo procurar/ Obrigada pela atenção

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode ser um problema vascular ou músculo-esquelético. Fale com o seu médico de clínica geral que de acordo com os sues sintomas e exame clínico saberá aconselhar o melhor especialista. Raul Oliveira

      Eliminar
  137. Rafael Freire31/1/13 23:27

    Boa Noite !!! Gostaria muito de uma ajuda !!! No Domigo passado bati com minha coxa na borda da piscina, no outro dia estava muito dolorido, no terceiro dia começou a aparcer um hematoma roxo e o mesmo está se espalhando pela minha perna !!! Procurei orientação medica e o mesmo falou que é assim mesmo essa mancha aumentar !!! Grato Rafael Freire

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia Rafael: é normal nos primeiros dias pós-traumatismos importantes nos tecidos moles, aparecer um hematoma que pelo efeito da gravidade pode "descer" ou espalhar-se por outras zonas. Mas depois será certamente reabsorvido se fizer os cuidados adequados e descritos neste blog. Raul Oliveira

      Eliminar
  138. Olá Raul. Levei um tombo e a seguir senti um pouco de dor na mao esquerda, e usei salompas spray, o que me causou alergia. No outro dia ainda estava doendo, mas nada tao insuportavel, mas a alergia piorou. No 3. dia a mao amanheceu inchadissima e doendo muito, motivo pelo qual procurei um ortopedista. Fiz raio x, que segundo o mesmo nao deu nada, orientou tomar dorflex e voltaren. Já estou no 6. dia e minha mao continua muito inchada e muito vermelha e estou sem saber o q fazer. Gostaria de uma orientaçao ja que o ortopedista já disse n ter fratura. No aguardo e tenha um bom final de semana! Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: é difícil dizer algo de concreto e credível apenas com os dados que descreve. deve-se distinguir se o "inchado" está relacionado com a queda/tombo ou com o processo alérgico e em função disso dar a melhor orientação terapeutica. Só um médico que a bserve a poderá orientar da melhor maneira. Raul Oliveira

      Eliminar
  139. Anónimo8/2/13 11:40

    bom dia Raul Oliveira hoje está fazendo uma semana que sofri uma lesão muscular no dia em que eu sofri estava chovendo muito e caindo muitos raios,no começo achei que um raio atingiu minha perna. mais acho que pode ter sido um músculo da minha perna,devido eu ter subido uma subida muito rápido. Senti como se alguém tivesse puxando a minha perna com muita força ela amoleceu na hora,e só depois ela começou a doer. Está roxo, muito duro e doendo no local. Será que foi uma lesão muscular?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: pelo que descreve pode ter feito uma lesão muscular nos gémeos (músculo da panturrilha). É típico as pessoas descreverem como uma "pedrada" ou um "raio". Sugiro procurar o apoio de um fisioterapeuta com experiência em lesões desportivas/musculares. necessita de tratamento e pode demorar até 4/6 semanas a recuperar em função da gravidade da lesão e dos cuidados que deverá ter. Raul Oliveira

      Eliminar
  140. Boa tarde Raul!
    No dia 11/02 escorreguei e bati minha perna direita. A coxa ficou muito inxada e o cotovelo também. A dor diminuiu pois coloquei gelo e estou aplicando Massagenol, 2x ao dia. A queda não está me impedindo de fazer nada, sinto um pouco d dor, e não durmo do lado da lesão. Faço academia 3x por semana. Posso voltar a malhar normal, ou devo esperar os hematomas desaparecerem? Este tipo de queda tem risco de trombose?
    Obrigada!
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: sim pode voltar às atividades fisicas habituais quando os hematomas desaparecerem e jã não tive dores/sintomas. Raul Oliveira

      Eliminar
  141. Ha 10 dias sofri acidente de moto e cai no asfalto de lado e bati a lateral da coxa, 2 ou 3 dias depois começou a aparecer na parte lateral superior da coxa (do tamanho da palma da mao) uma bolsa liquida (agua ou sangue, nao sei), nao tenho dor, nenhuma restriçao de movimento na perna, porem esta bolsa nao diminui. Consultei e me orientaram a fazer gelo e aplicar hirudoide gel, mas nada mudou. O que pode ser e o que fazer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia: deve ter feito um hematoma pós-traumatismo extenso que pode demorar a ser reabsorvido. Em alguns casos mais gravos/severos pode ser necessário ser puncionado, mas aconselho a procurar a consulta de um médico traumatologista e fazer uma ecografia. Raul Oliveira

      Eliminar
  142. Boa tarde raul! Meu marido, sofreu uma queda de moto há uns 10 dias, ele ralou o antebraço na parte postero-lateral, próximo ao cotovelo.Ficou muito inchado deixando a pele bem esticada. Com o decorrer dos dias, desinchou porem apareceu um caroço mole, dolorido a apalpação, os movimentos estão completos. Onde existe o caroço está bem roxo quase preto e numa região +- de um palmo de distancia há um hematoma de cor clara, como se a pele estivesse encardida. O q pode ser? devo procurar um médico? O q posso fazer em casa para ajudar a melhorar?

    ResponderEliminar
  143. Boa tarde! Cai de bicicleta há 6 dias e fiquei com um hematoma roxo na lateral interna da coxa, que acredito que tenha batido no guidão. No momento nao apliquei nada, mas com o passar dos dias, a mancha roxa aumentou e a área da pancada (bem no centro do hematoma) está dolorida, dura e amarelada; além disso, quando pressiono minha unha, essa área fica marcada por alguns segundos, como se não estivesse circulando o sangue normalmente. Tenho passado Cataflam Emulgel. Gostaria de saber se devo procurar um especialista ou se é normal e com o tempo essa área mais dura vai desaparecer. Desde já, agradeço a atenção.

    ResponderEliminar
  144. ola miha mulher bateu a canela e formou umgrande roxo..agora o rxo desceu pela canela e esta tbem no calcanhar, o pe esta um poko inchado com liquidoo...

    ResponderEliminar
  145. Dr. Raul Oliveira, Fisioterapeuta,


    Cai na rua em 2007, quebrei o tornozelo direito e dilacerei o pé esquerdo com ematona preto azulado e avermelhado, fui no ortopedista, ele mandou fazer radiografia e ultrason no pé direito, resultado ele disse que não tinha quebrado o tornezelo, mandou eu botar os pés em imersão de agua fria e quente, medicou com comprimidos de minesolida, um mês depois, meu pé continuava doendo muito e inchando cada vez mais, uma amiga indicou um especialista em tornozelo, fui no especilaista quando cheguei na sala, o Dr. só olhou e disse a Sra. esta com fratura no pé direito e o pé esquerdo muito dilacerado, como que o ortopedista não viu isso, esta aqui na radiografia, não era necessário fazer ultrason. quem é este ortopedista? Até agora em 2013 meu problemas continuam tenho muitas dores nos dois pés e para ajudar a piorar, em setembro de 2012, cai na escada no trabalho e torci o joelho esquerdo que esta com muita dor e incchado, afetando já o direito por estar sempre me apoiando nele, já fui em 4 ortopesdista cada um da um diagnóstico diferente.
    Por isso resolvi eu mesma procurar na internete alguam explicação.
    Encontrei sua pagina, preciso que me de uma orientação sobre tudo que lhe relatei.
    Estou enviando no anexo foto no joelho esquerdo.

    ResponderEliminar
  146. Boa tarde!
    Levei uma queda a 1 dia e nessa queda bati o joelho. Doí a perna toda, mas a dor é mais intensa na coxa, passado a mão verifiquei que tem um hematoma. Não consigo descer ou subir uma escada e nem ficar com a perna dobrada e nem esticada por muito tempo. O que faço? Lua

    ResponderEliminar
  147. Sofri um acidente de Moto, a 80 por hora. Na Pancada, não sei bem como foi, porque nem vi, mas por sorte estava muito bem vestido com roupa de proteção, mesmo aassim a roupa ainda rasgou, mas o maior problema nao foram os arranhoes, e sim uma dor insuportavel que sentia na região da mão/ pulso direito, inclusive no dia, eu nao conseguia se que segurar um garfo pra comer. fui ao medico, feito um raio X, não haviam ossos quebrados, ele me passou um anti inflamatorio. disse que a dor passaria. porem ja faz mais de um mes, a dor dimunuiu, mas ainda nao consigo segurar se quer 5 Kilos com a referida mão, quando faço movimento com os dedos Polegar e o quinto dedo da uma dor enorme, assim como alguns movimentos com a mão. o que devo fazer ?

    ResponderEliminar
  148. Resposta á leitora de 15 FEV: o seu marido deve ter feito um hematoma pós-traumatismo extenso que pode demorar a ser reabsorvido. Em alguns casos mais gravos/severos pode ser necessário ser puncionado, mas aconselho a procurar a consulta de um médico traumatologista e fazer uma ecografia. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  149. Boa noite Bruno Lopes (16/2): veja a m/ resposta anterior. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  150. Resposta á leitora de 16/2 diretamente para o e-mail que me enviou. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  151. Boa noite Lua: deve seguir os conselhos que dou neste blog sobre o que fazer nos primeiros dias após lesão muscular(3/4 etc.)e procurar a orientação de um médico ou fisioterapeuta com experiencia em lesões traumáticas. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  152. Boa noite Leonardo: passado 1 mês ainda rem esses sintomas o que não é normal, sugiro procurar um ortopedista com experiência em lesões traumáticas do punho. Por vezes pode haver fraturas que não se vêm nos primeiros exames e pode ser necessário repetir os exames ou fazer uma ressonância magnética. Mas isso só se pode dizer depois de um exame clinico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  153. olá,levei um choque na canela a uma semana e não sinto bem a pele no lugar do trauma,o que pode ser?

    ResponderEliminar
  154. Boa noite em 08/2012 sofri um acidente de moto fraturei o coccix e tive escoriaçoes por todo o lado esquerdo fiquei de repouso por 28 dias so deitada imovel muita dor no joelho e nos quadril passado esse periodo comecei a caminhar devagar mas era muita dor ao levantar ao sentar virar o corpo e principalmente caminhar,o medico disse que devido a idade 51 anos não tinha muito que ser feito so repouso e mandou que para caminhar utilizar moletas o que estou fazendo mas tenho dor ao levantar sentar caminhar e uma dor das nadegas ate as pernas e formigamento so me sinto melhor com as moletas e caminhar muito pouco vc acha que pode ser mais alguma coisa devo me conformar e conviver com essas dores?

    ResponderEliminar
  155. Boa noite me chamo Carol, fui atropelada por uma bicicleta em alta velocidade e parte do guidão bateu com muita força na virilha. Na área da perna, que sofreu menos impacto, ficaram hematomas na cor roxa, normal para quem leva uma pancada, mas na virilha, local que o impacto foi mais absorvido,não ficou roxo apenas levemente amarelado e muito inchado e dolorido, mal podia colocar calça jeans muito menos tocar. Hoje após uma semana, pude tocar no local sem sentir dor e vejo que se formou um grande nódulo por baixo da pele. Estou com medo que esse tipo de caroço seja algum coágulo que não se dissolva com o tempo, ele está bastante duro, que médico procurar e quais exames devo fazer?

    ResponderEliminar
  156. Boa noite Carol: deve ser um hematoma pós- traumático. Sugiro fazer ultrassonografia (ecografia) e procurar um médico ortopedista/traumatologista. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  157. Boa noite Matheus Araújo (26/2): o traumatismo local pode ter afectado pequenas terminações nervosas responsáveis pela inervação local. espero que seja apenas um epsidódio transitório e que recupere rapidamente. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  158. Resposta ao anónimo aoleitor de 27/2 - acdente de moto
    E dificil dizer algo de credivel sem um exame clinico e eventuais exames complementares. deve falar com o seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  159. boa noite me chamo keliane!!minha mae foi atropelada por uma moto e levou uma pancada na coxa na parte posterior, e ficou inchado no local e muito roxo foram feitas complessa de gelo nos primeiros dias e depois passamos a fazer complessa com sal mais o inchaço nao diminui na verdade ficou um edema enorme o medico passou varios remedios pra evitar de acumular liquidos mas nao diminui falaram que há uma qunatidade bem pequena de liquidos mas que nao tem como tirar, e que ela vai ter que continuar assim e que nao é nada grave mas ela senti dor no local e e já fazem um pouco mais de 3 meses o que pode ser?falaram que foi um tipo de derrame que ocorreu na carne isso é possivel e como é isso?

    ResponderEliminar
  160. Andre Luiz Pereira14/3/13 06:01

    Dr. Raul Oliveira, ha 27 meses passados, trabalhando, tive um estiramento no romboide. Ate o mes de julho do ano passado, ainda consegui trabalhar, intercaladamente, uns dois meses e meio. De la para ca, mesmo fazendo tratamento de fisioterapia a lesao so piorou. Resolvi parar com a fisioterapia, e notei que tive uma melhora acentuada. Desde julho do ano passado, nao consigo trabalhar. Acho que a minha lesao ficou cronica e sem possibilidade de cem por cento de cura. Eu gostaria de saber se o tratamento de choque eletrico para contusoes musculares, se for mal administrado, de forma intencional ou nao, pelo fisioterapeuta, pode agravar mais ainda o estado da contusao. Se houver essa possibilidade, peco-lhe encarecidamente, que me oriente, para que eu possa pesquisar a conduta do fisioterapeuta, e se comprovado dolo por parte do mesmo, tomar as medidas cabiveis. Aguardo ansiosamente uma resposta. Muito obrigado Doutor.

    ResponderEliminar
  161. Bom dia me chamo Marcelo, tive um acidente de moto e ao lado da bacia onde acho que foi o maior impacto quando caí ao chão, não está roxo, mas, um pouco inchado, dormente e poucas dores quando caminho. É algo grave? O que devo fazer? Devo procurar algum especialista?

    ResponderEliminar
  162. Olá, há 2 semanas tropecei e cai no shopping, quebrei o mindinho direito e bati forte os dois joelhos,que tiveram grande inchaço instantâneo. Com gelo os joelhos voltarm ao normal mas formou-se grandes hematomas, maior no direito, principalmente na lateral externa. Com o passar dos dias este hematoma foi descendo (parecia escorrer) até a canela. Está reabsorvendo mas comecei a sentir coceira e dor na pele da canela. Tenho sequela de erisipela nas pernas (bota) mas sei que não está ativa pois não deu os sintomas. Não tive ruptura da pele na queda. O ortopedista examinou os joelhos e tirou raio x, dizendo que não houve maior dano. O que poderia ser essa dor/coceira? Obrigado.

    ResponderEliminar
  163. Bom tarde Keliana (13/3): deve ter feito um hematoma pós-traumático que não foi totalmente reabsorvido. Aconselho a fazer ultrassonogarfia (ecografia) e procurar a consulta de um ortopedista/traumatologista. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  164. Boa tarde Andre Luiz Pereira: não há qualquer evidencia cientifica que o tratamento com correntes eletricas sejam a causa do agravamento de uma lesão/contusão inicial. Para uma situação dessas perdurar tanto tempo e tornar-se crónica pode haver variadas razões, entre elas por não se estar a tratar a verdadeia causa do seu problema, pois nem sempre se consegue ter um diagnóstico 100% correto. No caso de dores crónicas, por vezes os exames que se fazem são negativos, mas os pacientes continuam a referir e a sentir dores sem que consigamos conhecer a verdadeira causa das mesmas. É nestas situações que penso que o n/ corpo é muito complexo e que ainda estamos longe de o compreender totalmente. Espero que possa encontrar a recuperação total logo que possivel. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  165. Boa tarde Marcelo (15/3): se caminha e não tem muitas dores não deverá ser nada de especialmente grave. no entanto aconselho a fazer ultrassonogarfia (ecografia) e procurar a consulta de um ortopedista/traumatologista. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  166. Boa tarde leitora (16/3): com os dados que nos dá é dificil dizer a razão da dor/"coceira", mas deve estar atenta aos sintomas da erisipela. Deve seguir os conselhos do seu médico. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  167. oii boa noite a 4 anos atras eu cai de moto e ralei a perna esquerda desde a lateral ate o meio da canela e devido a isso a minha coxa ficou toda mole e fui no medco e ele retirou um liquido amarela...tipo agua no joelho so que deu na minha coxa...fiquei mais de ano tirandooo issooo....e esses dias eu tirei de novo so que agora minha perna esta doendo muitoooo nao cobsigo nem andar direitooo...o que pode ter acontecidoooo. nao aguento mais essa dor e essa agua chata.

    ResponderEliminar
  168. ola boa noite a uma senana cai da moto machoquei a perna no joelho e canela estava coloquei gelo por 3 dias depois compressa de agua quente só que ainda está inchado e roxo parece que deceu tudo pro meu pé está muito inchado e roxo o que passo fazer para melhorar

    ResponderEliminar
  169. Bom dia Dr Raul, meu marido caiu de moto, ou melhor, ela caiu sobre seu tornozelo. Ele colocou gelo apenas e foi no médico apenas uma semana depois quando via que não desinchava. Acontece que o médico só receitou o que ele já estava fazendo: gelo e anti inflamatório, constatou que não quebrou nada e no geral tudo bem. Acontece que passado dois meses o pé e perna estão sempre muito inchados em alguns períodos: final do dia, quando fica longo tempo parado. Detalhe: ele é obeso e noto que uma perna está maior (mais gorda, o que ele associa a inchaço) constantemente que a outra .

    ResponderEliminar