segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

LESÕES NA GINÁSTICA (1)

Lesões em Ginastas Portugueses de Competição das modalidades de Trampolins, Ginástica Acrobática, Ginástica Artística e Ginástica Rítmica na época 2005/2006

Rêgo, F. ; Reis, M. ; Oliveira, R.

Resumo

Introdução: A ginástica é uma modalidade com elevados níveis de exigência física e psicológica, predispondo os ginastas à lesão.
Objectivos: Determinar a prevalência anual de lesões em ginastas de competição (Trampolins; Ginástica Acrobática; Ginástica Rítmica e Ginástica Artística), a nível nacional; caracterizar o seu padrão de ocorrência, severidade e factores de risco (época 2005/2006).
Relevância: o conhecimento das lesões sofridas na prática da ginástica e factores de risco associados, permite desenvolver estratégias adequadas de prevenção de lesões e gestão desses riscos.
Metodologia: Através de um questionário de auto-resposta validado e testado, recolheu-se informação sobre a caracterização dos ginastas, modalidade praticada e lesões sofridas. Distribuíram-se 991 questionários a 38 clubes de ginástica de todo o país (adesão: 35,2%).
Resultados: De 349 ginastas, 150 sofreram lesões – prevalência anual: 43,0% - mais na Artística (62,7%), relativamente à Acrobática (45,6%) e aos Trampolins e Rítmica (36,2%). O membro inferior foi a região mais lesionada (49,6%), principalmente no joelho, tibio-társica e pé e dedos. Quase 4 em cada 10 (38,8%) das lesões foram recidivas ou crónicas. As lesões do tipo articular foram as mais frequentes. A realização ou ligação de elementos técnicos foram a maior causa de lesão. Os ginastas com mais de 15 anos, com maior tempo de prática e cargas de treino mais elevadas apresentaram maior risco de lesão.
Discussão: Os resultados de prevalência confirmam valores de outros estudos internacionais e sugerem elevado risco de lesões na prática da ginástica, sendo fundamental a intervenção contínua do fisioterapeuta junto dos ginastas.
Conclusão: existe uma elevada prevalência anual de lesões nos ginastas de competição, particularmente na ginástica artística. O aumento da exposição ao risco - mais tempo de prática e mais cargas de treino - nos jovens mais velhos aumenta a probabilidade de ocorrência de lesões.

Palavras-chave: Ginástica; Trampolins; Ginástica Acrobática; Ginástica Artística; Ginástica Rítmica; Lesões; Estudo epidemiológico.


in Revista Portuguesa de Fisioterapia no Desporto (2007), Vol.1, nº 2: 21-27

Artigo completo em:
http://www.apfisio.pt/gifd_revista/media/versoes_integrais_pdf/rpfd_pub_jul2007_vol_1_n2.pdf e e poster apresentado no 13ª European Congress of Sports Sciences, Estoril, Julho/2007

Raul Oliveira, Fisioterapeuta

Sem comentários:

Enviar um comentário