sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

LESÕES DE SOBRECARGA NO OMBRO DOS TENISTAS (2)

O ombro é especialmente vulnerável pelos movimentos amplos e de grande velocidade a que é sujeito ao mesmo tempo que deve manter a estabilidade dinâmica do segmento e o controle preciso da raquete no momento da pancada da bola.


Todo o corpo está envolvido na criação da energia cinética necessária aos diversos gestos.

A velocidade de rotação do tronco nos tenistas profissionais chega a ser de aproximadamente 350o /seg e no ombro pode atingir os 1700o /seg.

Estes movimentos acontecem num curtíssimo período de tempo (0,4 a 0,6 seg) originando grandes acelerações e desacelerações no ombro (Kibler, 1993).

O ombro é na maioria dos estudos publicados o segmento mais afectado (no membro superior entre 25 e 46% do total de lesões) (Kibler & Safran, 2005) com a patologia da coifa dos rotadores como a lesão mais comum em todas as idades e níveis competitivos.
A patologia da coifa é frequentemente associada aos movimentos repetitivos de elevada velocidade com a mão acima da cabeça.

A pancada de serviço no ténis – todo o membro superior (ombro, cotovelo, antebraço, punho e mão) é sujeito a momentos de força rotacional com acelerações/desacelerações acentuadas


No tenista jovem a patologia da coifa é normalmente secundária a uma instabilidade dinâmica da articulação gleno-umeral (Nirschl, 1988; Paterson & Waters, 2000) com dificuldades em controlar de forma eficiente os elevados momentos de força e velocidades criados em determinados gestos como o serviço, smash ou pancadas de “direita alta”.
No tenista adulto/sénior esta patologia é facilitada pelas alterações degenerativas e por sinais de conflito sub-acromial mais ou menos precoce associados a um deficiente controle escapular (papel importante do trabalho coordenado entre músculos estabilizadores da omoplata e músculos da coifa dos rotadores) e/ou a uma postura mais cifótica da coluna dorsal com anteriorização dos ombros.
Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 / 917231718
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário