domingo, 25 de janeiro de 2009

LOMBALGIA NOS ADOLESCENTES

Lombalgia nos Adolescentes – Identificação de Factores de Risco Psicossociais. Estudo Epidemiológico na região da grande Lisboa.


Coelho, L.; Almeida, V. ; Oliveira, R.


in REVISTA PORTUGUESA DE SAÚDE PÚBLICA
Vol. 23 – nº 1 – (Janeiro/Junho 2005)


Objectivos: determinar a influência de factores de risco psicossociais na ocorrência de lombalgia durante o ano lectivo de 2002-2003 em adolescentes com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos moradores na Região da Grande Lisboa.


Desenho do estudo: transversal e retrospectivo (tipo survey), baseado num questionário de auto-resposta e numa escala de validados.


Métodos: amostra constituída por 208 adolescentes (103 rapazes e 105 raparigas) com idades entre os 11 e os 15 anos (média de 12,8 ± 1,44) e com distribuição homogénea nas principais variáveis. O questionário incluiu dados pessoais, factores psicossociais (tabagismo, participação desportiva, hábitos sedentários), escala visual análoga da dor, e foi, em conjunto com a escala de autoconceito de Piers-Harris, distribuído e recolhido pelos autores em escolas e clubes da Região de Lisboa.


Resultados: a prevalência da lombalgia foi de 39,4%. Encontrámos relação entre a prevalência de lombalgia e a ausência de actividade física (p = 0,001), o tempo gasto em jogos electrónicos (p <>Na maioria dos casos (72%), a lombalgia foi «uma situação benigna» resolvida espontaneamente em dois dias, mas pelo menos um em cada quatro jovens «sofredores» recorreu ao apoio externo (por exemplo tratamento médico, fisioterapia). Cerca de 13% tornaram-se «sofredores» de lombalgia com agravamento do quadro inicial.


Conclusões: a lombalgia nos jovens é um fenómeno comum que deve ser entendido como «uma experiência normal de vida». Existe uma associação entre a lombalgia e a ausência de prática desportiva, a ausência de deslocações casa-escola-casa a pé, o tempo gasto em jogos electrónicos e o baixo nível de autoconceito. Os factores psicológicos, como o autoconceito, são importantes variáveis a ter em conta nos estudos de identificação de factores psicossociais associados à lombalgia.


Palavras-chave: saúde dos adolescentes; lombalgias; factores de risco; psicossociologia da saúde.


Artigo completo em

Sem comentários:

Enviar um comentário