terça-feira, 27 de janeiro de 2009

O TRANSPORTE DE MOCHILAS EM JOVENS (1): EFEITOS NA POSTURA E NA MARCHA

ESTUDO PILOTO: EFEITO DO TRANSPORTE DE UMA MOCHILA ESCOLAR TRADICIONAL COM DOIS NÍVEIS DE CARGA (12,5% E 25% DO PESO CORPORAL DO INDIVÍDUO), NAS VARIÁVEIS CINÉTICAS DA MARCHA (ACTIVIDADE MUSCULAR DO TRONCO E FORÇAS DE REACÇÃO AO SOLO).
Dias, R.; Leal P.; Ferreira, T.D.; Cabri, J.; Oliveira, R.; Faculdade de Motricidade Humana

OBJECTIVO: verificar o efeito que o transporte de uma mochila escolar tradicional, com dois níveis de carga (12,5% e 25% do peso corporal do indivíduo), provoca na actividade muscular do tronco e forças de reacção ao solo.

RELEVÂNCIA: O uso diário de mochilas com peso excessivo, a sua utilização incorrecta, influenciam o desenvolvimento físico das crianças e jovens (Chansirinukor, Wilson, Grimmer & Dansie, 2001) que se encontram na sua fase de formação e maturação, sendo de extrema importância para a diminuição de problemas relacionados com a sua saúde postural com repercussões futuras na vida adulta.

AMOSTRA: Seleccionados por conveniência 5 sujeitos de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 11 e os 13 anos sem história de alterações neuro-músculo-esqueléticas.

MATERIAL E MÉTODOS: Utilizou-se como instrumentos a electromiografia de superfície para a recolha da actividade muscular do tronco e uma plataforma de forças Kistler-9281C para recolha das forças de reacção ao solo (Fx, Fy e Fz). Cada sujeito realizou 11 passagens, iniciando a marcha quer com um pé quer com o outro, sem carga e transportando de forma clássica (apoiada nos 2 ombros) uma mochila tradicional com dois níveis de carga (12,5 e 25% do seu peso corporal com uma sequência aleatória das condições).

ANÁLISE ESTATISTICA: Para se obter as médias e o desvio padrão foi utilizada uma técnica de comparação entre médias, One Way ANOVA- Post Hoc TestSheffe . 2 Related Samples- Wilcoxon Signed Ranks Test com um p menor que 0.05.

RESULTADOS: no período de tempo considerado como geral (0,4s + fase de apoio + 0,4s), os dados mostraram uma diminuição significativa da actividade muscular do músculo multifidus esquerdo (P=0,043) e longo dorsal do tórax direito (P=0,043), quando comparados os valores médios da máxEMG da condição sem mochila com a condição de transporte de carga de 12,5% do peso corporal no primeiro músculo e na comparação efectuada entre a condição sem mochila com a condição de transporte de carga de 25% do peso corporal do indivíduo. Os resultados obtidos na fase de apoio da marcha, mostraram uma diminuição significativa da actividade muscular do músculo multifidus direito e longo dorsal do tórax direito (P=0,043), quando comparada os valores médios da máxEMG da condição sem mochila com a condição de transporte de carga (25% do peso corporal do indivíduo). Encontrou-se um aumento significativo (P=0,043), da componente vertical das forças de reacção ao solo (Fz), quando comparados os valores médios da máxFz e a iFz da situação sem mochila (0%), com ambas as situações de transporte de carga (12,5% e 25% do peso corporal).

CONCLUSÃO: o aumento de carga na mochila escolar tradicional influencia de forma significativa o padrão normal de marcha, pois existe uma tendência para a diminuição da actividade dos extensores da coluna, assim como um aumento da força de impacto ao solo. É necessário a realização de mais estudos sobre esta temática, pois estas alterações cinéticas, numa base diária, podem ter efeitos nocivos no desenvolvimento motor, na saúde e qualidade de vida das crianças e jovens, o que justifica cuidados profilácticos realizados pelos Fisioterapeutas.

Resumo de estudo feito na Faculdade de Motricidade Humana e apresentado no VI Congresso Nacional de Fisioterapeutas em Maio/2005

Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 / 917231718
rmailto:raulov@netcabo.pt
Faculdade de Motricidade Humana

Sem comentários:

Enviar um comentário