segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

O TOQUE NO BEBÉ E NA CRIANÇA



O CONTACTO FÍSICO : O TOQUE NO BEBÉ E NA CRIANÇA


Qualquer pessoa, quer por senso comum, quer por observação directa ou através de literatura sobre o desenvolvimento das crianças, entende que o contacto com os pais é absolutamente indispensável para o bem estar psicossocial da criança.

Devido à sua formação específica e experiência clínica, os profissionais de saúde sabem que o contacto físico é crucial para a saúde emocional do bebé, e é por isso que, nas últimas 2 décadas, os peritos de saúde neonatal têm realçado a importância do contacto mãe-filho nas primeiras horas após o nascimento e nos primeiros dias de vida do bebé.

Contudo, aquilo que os profissionais de saúde ainda não valorizaram plenamente são os benefícios físicos e psicológicos do contacto físico perinatal, neonatal e infantil.
Há cada vez mais dados científicos a mostrar que certos tipos de estimulação táctil podem melhorar e até prevenir alguns problemas de saúde nos primeiros tempos de vida e também durante a infância.
Estudos importantes demonstraram ainda que :
a) A massagem simples e frequente aplicada nos bebés prematuros pode aumentar o seu peso até 50%;
b) Os bebés de termo sujeitos a massagens regulares ganham mais peso e desenvolvem melhores padrões de sono.

Por outro lado, estudos com animais e no homem revelaram efeitos psicológicos significativos produzidos pelo contacto físico, sugerindo que a sua privação produzia efeitos ao nível do sistema imunitário.
Numa época que se avaliam cuidadosamente os custos e os sistemas de saúde, não se deviam ignorar os efeitos das “terapias de contacto”, que exigem uma intervenção mínima. A ausência de contacto físico na infância conduz ao aparecimento de problemas fisiológicos e de comportamento, a curto e a médio prazo.
Um estudo mostrou que os bebés prematuros que receberam massagens regulares aumentaram em mais 47% o seu peso em relação aos do grupo de controle. Os bebés prematuros que receberam massagem enquanto estiveram no hospital continuaram a apresentar maior aumento de peso e melhor capacidade de desenvolvimento, oito meses depois das massagens.

O isolamento táctil a que muitos bebés prematuros são submetidos nas unidades de cuidados intensivos pode atrasar a sua recuperação. A massagem estimula o seu desenvolvimento, o que irá permitir-lhes saírem mais cedo do hospital.

O contacto táctil parece aumentar a actividade vagal, reforçar as reacções imunológicas e a modelar as hormonas suprarrenais do stress. O incremento das actividades vagais durante a massagem pode provocar um aumento das hormonas responsáveis pela absorção do alimento como a insulina, e a isso se pode atribuir em parte o aumento notável de peso que apresentam esses bebés.

A massagem pode ajudar o pai ou a mãe a sentirem-se mais sensíveis, responsáveis e unidos ao seu bebé
Alexandra Oliveira (Fisioterapeuta em Saúde Infantil)
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508

Sem comentários:

Enviar um comentário