sábado, 3 de janeiro de 2009

PRIMEIROS CUIDADOS APÓS LESÕES DESPORTIVAS








O que fazer em caso de lesões desportivas?
Os primeiros cuidados são fundamentais para minimizar as complicações e permitir uma recuperação mais natural e funcional.
As lesões dos tecidos moles (ligamentos, músculos, tendões, etc) ocorrem quando a capacidade de resistência de uma estrutura é ultrapassada pela tensão de um determinado mecanismo gestual e forças envolvidas, seja elas directas ou indirectas.
Essas estruturas conseguem resistir a uma deformação até a um determinado ponto, mas quando a qualidade e a quantidade das tensões excedem os limites dessas deformações, as respectivas estruturas entram em ruptura.

Por exemplo, no caso das lesões tendinosas, geralmente aceites como lesões microtraumáticas, ocorrem na sequência de stresses mecânicos repetitivos aplicados às estruturas músculo-osteo-tendinosas e a capacidade que estas têm em se adaptar a essas forças de tensão.
Por outro lado, as lesões capsulo-ligamentares da tíbio-társica, geralmente associadas a lesões macrotraumáticas, ocorrem na maioria das vezes por um movimento brusco e violento de inversão associado ou não a um movimento de flexão plantar. Este mecanismo vai provocar uma deformação sobre as estruturas, rompendo as suas fibras alterando a sua integridade.

Após qualquer lesão, quer seja a partir de microtraumatismos ou macrotraumatismos, inicia-se o processo de reparação. Este processo é geneticamente determinado tal como são os mecanismos de auto-regulação. Pode-se dizer que temos no nosso código genético, processos de AUTO-REPARAÇÃO, que são accionados após a ocorrência de qualquer lesão e que se podem descrever em diferentes estadios:

1ª - FASE AGUDA OU FASE INFLAMATÓRIA (até às primeiras 48/72 h)
Sinais Cardinais característicos da Fase Inflamatória:
CALOR – energia metabólica irradiada
RUBOR – vasodilatação e aumento da vascularização (angiogénese)
EDEMA/HEMATOMA – exsudado inflamatório e/ou hemorragia
DOR – estimulação das terminações nervosas aferentes, por processos quer de na natureza física, quer de natureza química sobre os nocioceptores, que ocorrem nas primeiras horas pós-lesão.

O conjunto destes sinais/sintomas levam a uma limitação/incapacidade funcionais que será tanto mais acentuada quanto maior for a gravidade e a extensão da(s) lesão(ões) inicial(is).
Objectivos do Tratamento:
Controlar a resposta inflamatória
Melhorar a nutrição tecidular e a drenagem das substâncias indesejadas
Reduzir a dor e o edema/hematoma locais

O conjunto de procedimentos terapêuticos a seguir nas primeiras 48/72 h, poderão ser descritos de uma forma sucinta pelas iniciais inglesas RICE. No entanto deverá existir sempre uma avaliação prévia que conduza a um diagnóstico.
Diagnóstico Clínico
Procedimentos - RICE THERAPY
Rest - REPOUSO Repouso selectivo/movimento protegido
Ice/FRIO/GELO LOCAL (durante 10 a 15 min de 2 em 2 horas)
Compression - Compressão selectiva
Elevation - Elevação

Simultaneamente devem-se evitar outro conjunto de procedimentos que podem contribuir para agravar a lesão inicial.

O QUE NÃO FAZER: HARM
H
eat - Calor na região lesada sob qualquer forma
Alcóol - (ingestão de alcóol)
Actividade excessiva da região lesionada (ignorar os sintomas) . Run
Massage - Massagem

Em caso de dúvida ou de sintomas persistentes e incapacitantes DEVE PROCURAR A CONSULTA DE UM MÉDICO OU UM FISIOTERAPEUTA com experiência em lesões desportivas.
A aplicação de ligaduras funcionais pode ser um excelente método uma vez despistadas lesões osteoarticulares (ver alguns exemplos nas imagens acima)

2ª - FASE DE REPARAÇÃO TECIDULAR (Reparação Fibroblástica) vai do 3º/4º dia até ao 10º/14º dia.
Objectivos do Tratamento:
Promover a reparação tecidular eficiente e sem recidivas
Promover o comportamento normal da estrutura lesada

Os processos de reparação dos tecidos moles devem ser feitos permitindo alguns movimentos. É a fase da função protegida. A imobilização prolongada e total dos tecidos moles afectados promovem uma cicatrização desordenada não funcional. O movimento controlado induz um tecido em reparação mais funcional


3ª - FASE DE REMODELAÇÃO que vai do 10º/14º dias até 21º/60º dias, consoante a gravidade e a extensão da lesão inicial. Esta fase continua, completa e consolida os processos ocorridos na fase fibroblástica anterior.
Objectivo: Consolidar o processo de reparação e prevenir a cicatrização excessiva e desordenada. É a fase onde se deve fazer a reintegração progressiva e gradual ao treino e à actividade desportiva. É essencial a sintonia entre o Fisioterapeuta e o treinador nesta fase.


Raul Oliveira, Fisioterapeuta
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508 /917231718

6 comentários:

  1. Estou a fazer massagens de fisioterapia para a dor ciática, após cada sessão fico cheia de hematomas e cheia de dores. Será normal ?

    ResponderEliminar
  2. Os tratamentos de Fisioterapia adequados a cada condição clinica não deverão agravar os sintomas nem deixar sinais como hematomas. Algo não estará a correr bem. Será que está mesmo a fazer tratamentos com um Fisioterapeuta credenciado e com experiência para tratar problemas da coluna ?

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho uma dor no joelho, ja fiz uma ecografia mas nao detectou nada o que devo fazer?

    ResponderEliminar
  4. Boa noite. Com as informações que dá (dor no joelho) é insuficiente para poder dizer algo de credível. A Ecografia apenas se faz para as partes moles (tendões e ligamnetos) mais superficiais e extra-articulares. Julgo que a manter-se a dor e se for acompanhada por outros sintomas e houver alguma forma de incapcidade funcional deve procurar o apoio de um ortopedista com experiência de lesões no joelho. Dever-se-á fazer em 1º lugar um completo exame clinico e só depois eventuais exames se necessário. Apareça sempre. Raul Oliveira

    ResponderEliminar
  5. Boa noite.
    Tenho sentido dores( tipo picada ou facada) no gemeo direito fruto de algum cansaço pois pratico futebol ao nivel veterano, Ja fiz gelo e continuo com picadas. Como tratar?

    ResponderEliminar
  6. Boa noite: pode ser potencilamente uma lesão muscular. Deve fazer repouso, usar uma perneira elástica e procurar o conselho de um Fisioterapeuta experiente em lesões desportivas que após um exame clinico poderá orientar o que deve ser feito. Raul Oliveira

    ResponderEliminar