domingo, 25 de janeiro de 2009

TOQUE NO BEBÉ E NA CRIANÇA (1)


TOQUE NO BEBÉ E NA CRIANÇA

Qualquer pessoa, quer por senso comum, quer por observação directa ou através de literatura sobre o desenvolvimento das crianças, sabe que o contacto com os pais é absolutamente indispensável para o bem estar psicossocial da criança.

Devido à sua formação específica e experiência clínica, os profissionais de saúde sabem que o contacto físico é crucial para a saúde emocional do bebé, e é por isso que, nas últimas 2/3 décadas, os peritos de saúde neo-natal têm realçado a importância do contacto mãe-filho nas primeiras horas após o nascimento e nos primeiros dias de vida do bebé.

Contudo, aquilo que os profissionais de saúde ainda não valorizaram plenamente são os benefícios físicos e psicológicos do contacto físico perinatal, neonatal e infantil.

Há cada vez mais dados científicos a mostrar que certos tipos de estimulação táctil podem melhorar- e até prevenir- alguns problemas de saúde nos primeiros tempos de vida e também durante a infância.

Estudos importantes demonstraram ainda que :
a) A massagem simples e frequente aplicada nos bebés prematuros pode aumentar o seu peso até 50%.
b) Os bebés de termo sujeitos a massagens regulares ganham mais peso e desenvolvem melhores padrões de sono.

Por outro lado, estudos quer com animais quer no homem revelaram efeitos psicológicos significativos produzidos pelo contacto físico, sugerindo que a sua privação produzia efeitos ao nível do sistema imunitário.
Numa época que se avaliam cuidadosamente os custos e os sistemas de saúde, não se deviam ignorar os efeitos das “terapias de contacto”, que exigem uma intervenção mínima com grandes benefícios directos e indirectos na saúde do bebé.

Alexandra Oliveira, Fisioterapeuta em Saúde Infantil
Equilibri_us - Gabinete de Fisioterapia
Av. D. João I, nº 8, Oeiras
309 984 508

Sem comentários:

Enviar um comentário